Notícias
Deputados de Rondônia visitam penitenciárias e elogiam avanços no sistema prisional paraibano
As notícias do bom funcionamento do sistema penitenciário paraibano, com destaque para os projetos de ressocialização a partir da disciplina e segurança nas Penitenciárias e cadeias, chamaram a atenção de três deputados estaduais do estado de Rondônia.
Os três parlamentares estiveram na manhã desta quinta-feira (26), na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), ocasião em que o secretário Sérgio Fonseca, na companhia do secretário executivo João Paulo Barros, fez um relato sobre o planejamento estratégico da Seap que tem resultado no êxito das ações do sistema penitenciário paraibano tendo como uma das metas prioritárias a redução da reincidência criminal proporcionada pelo aumento de pessoas privadas de liberdade participando de atividades educacionais, cursos de capacitação e oportunidades de trabalho e renda.
O secretário Sérgio Fonseca explicou etapas do planejamento estratégico. “A ressocialização se tornou pauta prioritária na administração penitenciária. Implantamos três grandes estratégias: melhorar a assistência social, a assistência na educação e o nível de atendimento à saúde. Em 2018 tivemos 30 reeducandos aprovados no Enem PPL; em 2019, os aprovados foram 56 e no ano de 2020 um salto para 120 aprovados, desses, 52 foram selecionados no Sisu e diversos já estão assistindo aula na modalidade ensino a distância em instituições de ensino superior”.
Em seguida os deputados Anderson Pereira, Jhony Paixão e Alex Silva visitaram na companhia do secretário executivo João Paulo as Penitenciárias Julia Maranhão, Silvio Porto e Romeu Gonçalves Abrantes, em João Pessoa.
O secretário executivo João Paulo Barros declarou: “Fico bastante feliz com a visita dos deputados de Rondônia, porque é uma forma de reconhecimento de que a gestão da nossa Secretaria está no caminho certo. Acompanhamos pessoalmente em algumas das nossas unidades prisionais para que constatassem que o nosso trabalho tem sido no sentido de garantir a disciplina e a segurança no ambiente prisional, mas, sobretudo, proporcionar políticas públicas voltadas para educação formal, cursos profissionalizantes, emprego e renda, com o objetivo de possibilitar às pessoas privadas de liberdade um retorno ao convívio social com dignidade e cidadania quando se tornarem egressas do sistema prisional”.
Na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão os parlamentares conheceram o projeto de reinserção social Castelo de Bonecas, conversaram com a diretora da unidade Cinthya Almeida de Araújo e com algumas reeducandas que relataram sua experiência em aprender a confeccionar bonecas.
No presídio Sílvio Porto os três deputados de Rondônia visitaram a fábrica de sandálias “Calçados para a Liberdade”, o laboratório de informática instalado em parceria da Seap com o Instituto Humanitas360 e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graciliano Ramos. O diretor do presídio Gilberto Rio recepcionou a comitiva que ficou impressionada com o silêncio, a disciplina nos pavilhões.
A agenda dos parlamentares rondonienses e seus assessores foi concluída com visita à Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, em Jacarapé, com recepção do diretor Leonardo Novais. Os deputados conheceram o parlatório e sala da advocacia, construído pela OAB em parceria com a Seap.
Para o deputado Anderson Pereira o que chamou sua atenção foi não ver o sistema prisional da Paraíba na mídia nacional com notícias negativas. “Vimos aqui os aspectos e as estratégias de segurança das unidades prisionais, unidades grandes com muitos presos mas controlados, contidos, com silêncio total. Então o estado da Paraíba, o governador, o secretário que nos recebeu muito bem, estão de parabéns pelo trabalho bem feito. Viemos aqui buscar experiência e levar para nosso estado”. Sobre os projetos de ressocialização o parlamentar elogiou a política de reinserção social dos presos com projetos pontuais bem executados.
O deputado Alex Silva afirmou que o que funciona bem na Paraíba serve de modelo para se propor em seu estado Rondônia. “O Castelo de Bonecas é um projeto magnífico que já beneficiou 150 mulheres que voltarão para a sociedade com uma profissão”.
Na opinião do deputado Jhony Paixão ele sai da Paraíba satisfeito e impressionado. “Nós vimos aqui vários projetos de ressocialização de presos e isto nos deixa muito entusiasmados em dizer que estamos buscando informações num local que hoje é um expoente, um referencial nessa modalidade de os reeducandos de volta ao mercado de trabalho fazendo com que eles possam ter dignidade. Eu tenho certeza que vim no lugar certo para obter informações e colocá-las em prática lá no meu estado de Rondônia”.