Notícias
Artesanato produzido na Paraíba pelas reeducandas da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão é destaque em evento internacional
Bonecas de pano do “Projeto Castelo de Bonecas”, confeccionadas pelas reeducandas da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão - chegaram aos Estados Unidos pelas mãos de Alice Fernandes – Governadora do Rotary Distrito 4500 – Gestão 24/25, que engloba os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Alice esteve recentemente (15/12/23) visitando a unidade prisional, acompanhada por Ana Brilhante, conselheira do Rotary-PB, e conheceu o Projeto de Reinserção Social “Castelo de Bonecas”, e ficou impressionada com a produção artesanal de qualidade. Na ocasião ela fez a encomenda de 100 bonecas representando o Cangaço - Lampião e Maria Bonita, que foram levadas para Orlando, estado norte-americano da Flórida, no Condado de Orange, do qual é sede, para uma Assembleia do Rotary Clube Internacional onde está sendo discutido o novo lema Rotário 2024/25 – anunciado nos EUA: A Magia do Rotary.
Segundo Alice, a arte produzida na Paraíba, por mulheres em privação de liberdade - fez o maior sucesso, chegou de uma maneira inovadora. "O Rotary Internacional nunca teve essa visão e esse olhar. As pessoas ficaram curiosas e encantadas com o projeto de ressocialização, com as bonecas e os cartões feitos artesanalmente por apenados da paraíba. Muita emoção!", expressou.
Foram levadas para os EUA: 6 bonecas de 28 cm (P) e 100 bonecas de 20 cm (PP). As bonecas de pano personalizadas - caracterizando Lampião e Maria Bonita (personagens mais famosas do fenômeno do Cangaço).
Magia do Projeto de Ressocialização – “Alice disse que foi uma coisa muito gratificante. Que foi um gol, um gol de placa. Ela disse que as pessoas estão maravilhadas e que a boneca - casa com um novo lema do Rotary, que é a magia do Rotary, então o deslumbramento do projeto de ressocialização do castelo de bonecas, o encanto das bonecas que nos remete às nossas crianças interiores e foram entregues para representantes do Rotary, governadores da Índia, Japão, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, entre outros. Cada representante recebeu uma bonequinha”, declarou a policial penal, Káty Andrade, responsável pelo setor de produção das peças.
“Imensamente grata a Alice por levar o Castelo de Bonecas para fora do país, gerando oportunidade de dar uma maior visibilidade ao Projeto. Fico muito feliz e realizada com este reconhecimento ao trabalho das nossas reeducandas que fazem parte do Projeto Castelo de Bonecas, um artesanato genuíno, que não só é reconhecido na Paraíba, no Brasil e agora reconhecido e valorizado além-fronteiras”, expressou Cinthya Almeida, diretora da Unidade Prisional.
Reinserção Social - "A parceria com o Rotary é muito importante para o fortalecimento do projeto de Reinserção Social Castelo de Bonecas e foi fruto de um diálogo da Gerência de Ressocialização da SEAP com a Presidência dessa importante instituição. Outras parcerias estão sendo tratadas para o fortalecimento da política de Reinserção Social”, apontou João Rosas, Gerente de Ressocialização.
_______________
Ascom-Seap/PB
Fotos: Alice Fernandes