Aberta a 1ª Semana de Arte e Cultura da Penitenciária de Psiquiatria Forense

81fec0e0-76d3-4f75-94eb-bc3601540937.jpg
3c03e790-9412-48cc-af5c-eb56d9c1242c.jpg
fd2e38eb-3d10-43f6-925a-23c911374eb4.jpg

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Vara da Execução Penal (VEP), o Conselho da Comunidade e outros parceiros, realiza a 1ª Semana de Arte e Cultura da Penitenciária de Psiquiatria Forense (PPF). O obejetivo é promover a reinserção social de reeducandos através da música, das artes plásticas, exibição de filmes curta metragem, diálogos sobre artes visuais. O evento se encerra na sexta-feira dia 29.
Na abertura da semana nesta segunda-feira (25) o diretor da PPF, policial penal Rogério Gominho, representou o secretário Sérgio Fonseca e destacou: "A gente acredita que nesse momento a educação relacionada à cultura e à arte, é essencial. Quando a gente volta nossa atenção para esse tipo de atividade é como a gente abrisse uma janela para um novo mundo. A partir de então o interno tem condições de se expressar, ser visto".
O juiz titular da Vara da Execução Penal, Carlos Neves, ressaltou a importância da integração das diversas instituições parceiras envolvidas na 1ª Semana de Arte e Cultura. "As artes são instrumentos de transformação de vidas e aqui nós somos os condutores dessa transformação, possibilitando esse momento tão especial para que isto pudesse acontecer neste lugar, na verdade nós estamos num hospital, a lei trata este lugar como um hospital e aqui é uma casa de acolhimento e de tratamento, então dentro desta perspectiva é que estamos aqui trazendo arte, trazendo cultura como expressão da vida de cada um e a partir do que for produzido aqui compreender melhor a história de cada um essa semana é o início de um ciclo e que possa servir como instrumento de renovação de vida para os que estão participando". O magistrado parabenizou a todas as pessoas, as instituições envolvidas nesse esforço conjunto para uma causa justa.
O presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de João Pessoa, policial penal Thiago Robson Lopes, afirmou que o momento é singular porque várias instituições estão integradas afirmando que as artes e a inclusão social podem andar de mãos dadas. Ele agradeceu a todos e pontuou: "No contexto de saúde mental, é vital trabalhar com a arte, a música como inclusão social".
O reeducando R.H.L, 42 anos, era chefe de cozinha e quer retomar essa profissão quando deixar a unidade. Na Penitenciária de Psiquiatria Forense (PPF), descobriu o talento para cantar. Tem excelente voz e tem sido incentivado a praticar. Ele agradece a Deus e a todas as pessoas envolvidas no processo visando restabelecer sua vida normal. "Estou ampliando meus conhecimentos e em um dos projetos oferecidos, a técnica vocal, estou inserido, e os sonhos, os projetos para minha vida daqui pra frente, estou abraçando, despertou em mim o sonho de cantar, desenvolver esse dom, sou grato a Deus e posso dizer que sou fruto do trabalho de cada um de vocês pelo o que têm a me oferecer".
Ainda participaram da abertura da 1ª Semana de Arte e Cultura da PPF, o presidente da Fundação Espaço Cultural, Pedro Santos; a diretora do Centro Estadual de Artes (CEARTE), Laura Moreno; o diretor da Escola Estadual de Música Antenor Navarro, Moézio Porfírio; a coordenadora da Gerência de Articulação nos Estabelecimentos Penais da Defensoria Pública, Waldelita de Lourdes da Cunha; o presidente da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves e a diretora tesoureira do Conselho da Comunidade, Cizia Romeu.