Notícias

Sesds e Instituto Sou da Paz promovem Curso de Isolamento e Preservação de Local de Crime e capacitam agentes da segurança pública, em JP

publicado: 27/02/2024 11h01, última modificação: 27/02/2024 11h01
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Curso - Isolamento de Local de Crime 2.jpg
Curso - Isolamento de Local de Crime 3.jpg
Curso - Isolamento de Local de Crime 4.jpg
Curso - Isolamento de Local de Crime.jpg

Tem início nesta terça-feira (27), em João Pessoa, o Curso de Isolamento e Preservação de Local de Crime, uma iniciativa conjunta da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) e da Organização Não Governamental Sou Da Paz. O curso, que ocorrerá até o dia 1º de março, no Centro de Educação da Polícia Militar, capacitará 40 integrantes da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto de Polícia Científica, responsáveis pelo atendimento de ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ,sejam eles tentados ou consumados.

O objetivo é sensibilizar os agentes das forças de segurança para os impactos de seus esforços iniciais no atendimento de um local de crime, em toda a cadeia investigativa de um CVLI. Na ocasião, eles são atualizados a respeito de novas práticas adotadas para preservação e consequente coleta de vestígios. O curso visa não somente a capacitação técnica dos profissionais participantes, mas também a promoção da troca de experiências entre os diversos segmentos da segurança pública, fomentando a integração entre as instituições e fortalecendo a cooperação no combate à criminalidade.

Entre os temas abordados no Curso de Isolamento e Preservação de Local de Crime estão:


- Os impactos da preservação de locais de crime na elucidação de CVLIs;
- A garantia da idoneidade dos vestígios e do local de crime;
- A correta cadeia de custódia e os procedimentos periciais;
- O papel das diferentes forças de segurança no atendimento e investigação;
- A importância da construção de uma cultura de paz envolvendo a comunidade, a imprensa e os órgãos de segurança.