Segurança para o São João 2024: coordenação do CICC 2ª REISP e Forças Operativas da Segurança Pública se reúnem para alinhar estratégias

publicado: 09/04/2024 16h55, última modificação: 09/04/2024 17h00
WhatsApp Image 2024-04-09 at 16.49.49.jpeg

Nesta terça-feira, 9, representantes do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (REISP) e das forças operativas que integram a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) participaram de uma reunião convocada pelo Ministério Público em Campina Grande. O objetivo do encontro foi discutir e alinhar estratégias de segurança para o São João 2024 na cidade.

O promotor de Justiça Osvaldo Lopes Barbosa conduziu a audiência, que contou com a participação de Jousilene Sales, coordenadora do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª REISP; Jean Vieira Araújo Benicio de Sá, comandante regional do Corpo de Bombeiros Militar (2º CRBM); major BM Manoel Gonçalves da Silva Neto, comandante do 2º BBM; Adalireno Samarone Delgado da Costa, comandante do 2º BPM; Hilmário Xavier da Silva, subcomandante do 10 BPM; Capitão Eliúcle Bruno Freitas Santiago, bombeiro militar do 2º BBM Ariosvaldo Adelino de Melo, 22º delegado seccional de Polícia Civil (22 DSPC); Márcio Leandro da Silva, representante do Instituto de Polícia Científica (IPC); capitã Flávia de Lima Amâncio, do CICC 2ª REISP; além do prefeito Bruno Cunha Lima e de outros representantes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e órgãos municipais, bem como da empresa organizadora do evento.

Durante a reunião, foi destacada a importância de garantir a segurança durante o Maior São João do Mundo, com as mudanças estruturais e de layout apresentadas este ano. Na ocasião, foram apresentados os requisitos para instalação de serviços e câmeras de segurança com integração ao CICC, o levantamento dos dados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ocorridos durante o São João 2023, bem como as ocorrências registradas pelo Batalhão de Polícia Militar (BPM) e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) no Parque do Povo.

Além disso, foram informados os protocolos de segurança contra incêndio e pânico, simulações de evacuação e elaboração de planos de contingência e controle de acessos, elaboração de rotas de acesso e orientações de trânsito.

A coordenadora do CICC ressaltou a importância da integração das câmeras de segurança como sistema do Centro Integrado e a identificação de pontos críticos. “A reunião foi muito importante por conta desse alinhamento prévio para que a gente possa realmente desempenhar um trabalho satisfatório com todos que atuam nas forças de segurança e demonstra o compromisso e a colaboração entre os órgãos e instituições envolvidos para garantir a segurança e o sucesso do São João 2024. O levantamento desses pontos sensíveis possibilita a alocação estratégica dos equipamentos de tecnologia a serviço do evento, com a verificação da instalação e controle de monitoramente realizado pelo Gerente de Tecnologia da Informação da Sesds, Fabiano Vieira e do coordenador estadual do CICC, coronel PM Júlio César de Oliveira”, ressaltou Jousilene Sales.