Notícias

Núcleo de Saúde Ocupacional da Segurança desenvolve campanha para combater obesidade e sobrepeso

publicado: 28/07/2022 10h09, última modificação: 28/07/2022 10h09

O Brasil possui mais de um quarto da população adulta com quadro de obesidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados em setembro de 2021. A pesquisa mostra que 27,2% dos brasileiros acima de 20 anos são considerados obesos e 7,1% dos adolescentes sofrem com a doença. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com obesidade, no mundo.


Para auxiliar no combate à obesidade e ao sobrepeso, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds) está desenvolvendo uma importante campanha, prestando atendimento com foco na mudança do estilo de vida. As ações já tiveram início na primeira semana de julho, com a etapa de triagem dos pacientes e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), essencial para o diagnóstico de sobrepeso ou obesidade e determinar se os pacientes são elegíveis para a intervenção multidisciplinar proposta. “Nesta etapa os pacientes triados terão avaliação multidisciplinar e os que receberem o diagnóstico de compulsão alimentar serão encaminhados para Terapia Cognitivo Comportamental com psicóloga do NSO, que integra a equipe”, explicou o médico Luiz Luna.


Os pacientes terão consultas marcadas com o médico e com a nutricionista. Além disso, exames laboratoriais e de imagem são solicitados bem como o agendamento dos retornos de consulta, tanto para o médico como para o nutricionista, respeitando a individualidade de cada paciente e o julgamento do profissional de saúde. “As avaliações para novas medidas antropométricas serão padronizadas a cada 90 dias, ocasião em que também será avaliado o percentual de perda de peso”, contou o médico.


A meta é promover diminuição entre 5% e 7% o peso de cada paciente e manter essa perda em um tempo de seguimento mínimo de 12 meses, período da campanha. Até 13 de julho, cerca de 30 pacientes já se inscreveram para a campanha.


QUEM PODE PARTICIPAR

Os serviços do NSO, bem como a campanha de combate a obesidade e sobrepeso são ofertados gratuitamente para policiais civis, servidores administrativos da Secretaria de Segurança, bem como militares e bombeiros militares que estejam cedidos a Sesds, e os cônjuges de todas essas categorias profissionais.


COMO PARTICIPAR

Os interessados podem entrar em contato com Núcleo de Saúde Ocupacional da Sesds, através do telefone 83 3213-9047 das 9h às 16h.