Gestores da Segurança da Paraíba visitam Coordenadoria Integrada de Operações do Ceará para conhecer tecnologias e ferramentas de Inteligência

publicado: 16/03/2023 00h13, última modificação: 16/03/2023 00h17
Visita Lamark 3.jpg
Visita Lamark 1.jpg
Visita Lamark 2.jpg
Visita Lamark 5.jpg
Visita Lamark 6.jpg

O secretário executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Lamark Donato, realizou nesta quarta-feira (15) uma visita técnica à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). Durante o encontro pela manhã, o secretário, sua equipe e integrantes da Assessoria de Ações Estratégicas da pasta foram recebidos por profissionais daquele estado, que apresentaram o trabalho realizado pela coordenadoria e pelos seus sistemas de inteligência e de videomonitoramento.

"Pudemos verificar mais uma vez o quanto a tecnologia é uma ferramenta importante e a amplitude de cobertura que existe no estado do Ceará. Percebemos que todas as áreas têm cobertura dessa tecnologia, que é possível controlar todos os recursos operacionais que são lançados e acompanhar em tempo real a maioria das ocorrências, principalmente as que necessitam de coordenação pelo sistema de monitoramento e rastreamento que é está disponível no Ciops", explicou Lamark Donato.

Segundo ele, a experiência foi positiva porque a Paraíba também está implantando o sistema de monitoramento e controle de rastreamento operacional e já pode usar esse conhecimento, superando as dificuldades por meio dos relatos e informações que foram passadas pelo coronel Aristóteles, coordenador do Ciops do Ceará.

"É uma satisfação muito grande receber as comitivas de outros estados. Isso mostra que o nosso trabalho está sendo reconhecido e bem visto pelas outras instituições, que somos exemplos. Mostrar o que fazemos e servir de modelo para eles é muito gratificante para a SSPDS”, enfatizou o coordenador.

À tarde, a comitiva da Paraíba teve uma reunião com superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (SUPESP), Nabupolasar Alves Feitosa.