Notícias

Auditores fiscais da Sefaz passam a integrar equipes dos CICC na Paraíba

publicado: 29/04/2023 20h37, última modificação: 29/04/2023 20h38
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Sesds e Sefaz.jpg
Sesds e Sefaz 2.jpg
Sesds e Sefaz 3.jpg

A tecnologia de videomonitoramento da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds/PB) será compartilhada com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), possibilitando o acesso e compartilhamento das quase 1 mil câmeras já instaladas em todo o estado. O objetivo é o fortalecimento do combate aos crimes de fraudes fiscais.


Cerca de 30 gestores da Sefaz estiveram, nesta quinta-feira (27), conhecendo as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Campina Grande e suas tecnologias. Na ocasião, a coordenadora do Centro, coronel Josilene Sales, apresentou os resultados já obtidos nas investigações e ações de repressão aos crimes e as ferramentas que estarão disponíveis para os agentes de fiscalização da Fazenda em suas atividades.


De acordo com Lamark Donato, secretário-executivo da Segurança e da Defesa Social, a boa relação com a Sefaz desde o início do projeto dos CICC se torna mais próxima com os auditores da Fazenda atuando com os demais órgãos operativos da segurança em um mesmo espaço. “Hoje tivemos uma reunião para incorporar a Secretaria da Fazenda, a fim de que o CICC possa ajudar nos processos de fiscalização em todo o estado, em relação ao monitoramento de cargas e veículos que transportam materiais. Nós teremos aqui, presencialmente, um coordenador de fiscalização, que vai coordenar a atuação de todos os agentes da receita que estão disponíveis no estado e distribuí-los para realizarem as fiscalizações presenciais e acompanharem os serviços através da nossa tecnologia e do sistema de câmeras e monitoramento que temos disponíveis”, explicou.


Bruno Frade, secretário-executivo da Sefaz, ressaltou a parceria forte com a Secretaria de Segurança, que permitiu a estruturação do CICC e que culmina agora, com treinamento e ambientação dos fiscais da fazenda no uso das imagens e demais softwares de inteligência. “Chegou a hora desse processo do CICC, que foi gestado a quatro mãos, pela Secretaria de Segurança e Secretaria de Fazenda, passar a ser executado dentro de um mesmo ambiente, no caso, os Centro de Comando e Controle. A ideia aqui foi trazer os auditores fiscais, que são lotados em Campina Grande, para que conheçam as instalações e executem, a partir deste mês de maio, o monitoramento de auditoria e fiscalização de trânsito no que diz respeito a sonegação fiscal neste espaço. Agora no mês de maio, a ideia é fazer o treinamento individualizado para que os auditores destinados para cá já desempenhem as atividades aqui no prédio”, disse.