Notícias

Defesa de direitos: Programa Mulher Protegida ganha destaque em prêmio nacional

publicado: 13/10/2020 14h08, última modificação: 13/10/2020 14h09
Mulher Protegida 1.jpeg

A Segurança e Defesa Social da Paraíba e o Programa SOS Mulher - Mulher Protegida ganharam destaque esta semana com a indicação da delegada de Polícia Civil Maísa Félix, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher no Estado, como uma das três finalistas do ‘Prêmio Viva’, promovido pelo Instituto Avon e Marie Claire. Em sua 3ª edição, o prêmio homenageia ações emergenciais de defesa dos direitos das mulheres, maiores vítimas de violência e privações econômicas durante a pandemia e fora dela. A delegada concorre na categoria Segurança e Justiça com uma escrivã de Minas Gerais e uma advogada de São Paulo. 

“O Mulher Protegida é uma estratégia para otimizar e articular as diferentes ações para proteção e assistência às mulheres em situação de violência no âmbito da Segurança Pública. O principal objetivo é garantir o cumprimento das medidas protetivas no Estado através da Patrulha Maria da Penha, bem como monitorar mulheres que estão em risco através do SOS Mulher. Há ainda um esforço dedicado a promover palestras e debates sobre a Lei Maria da Penha, esclarecendo sobre o tema”, frisa Maísa Félix.

A delegada ainda explicou que durante a pandemia, o programa conseguiu atuar através de chats, lives, rodas de diálogos e palestras on-line em escolas e universidades. Também há o engajamento de movimentos sociais, como a Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav). "Todas as medidas foram desenhadas e executadas pelas Polícias Civil e Militar, com a parceria da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh)", complementa, frisando também que em momento algum, durante a pandemia, houve interrupção dos serviços das Polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros Militar na Paraíba, e que ocorrências de violência doméstica puderam ser registradas pela Delegacia Online (www.delegaciaonline.pb.gov.br).

De acordo com os organizadores do Prêmio Viva, na pandemia, mulheres estiveram mais vulneráveis, muitas por estarem confinadas com o próprio agressor em tempo integral. Por isso, mais do que nunca, se faz fundamental reconhecer iniciativas que promovem pessoas e projetos de enfrentamento a esse mal. 

O endereço para votar na categoria Segurança e Justiça e em outras categorias do prêmio é https://revistamarieclaire.globo.com/Premio-Viva/ .