Conscientização: Palestra do NSO destaca a importância da saúde mental para profissionais da segurança pública

publicado: 20/09/2023 11h34, última modificação: 20/09/2023 11h36
WhatsApp Image 2023-09-19 at 12.58.54.jpeg

Nesta terça-feira (29), o auditório da Central de Polícia em João Pessoa foi palco de uma importante palestra que abordou temas de extrema importância: Saúde Mental, Sofrimento Psíquico e Prevenção do Suicídio. O evento, inserido nas atividades do "Setembro Amarelo" foi organizado pelo Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds). Além de fornecer informações cruciais sobre saúde mental, a palestra buscou criar um espaço seguro para discussão e reflexão sobre um tema frequentemente negligenciado.

Com palestrantes atuantes, o evento contou com a expertise dos psicólogos do NSO, Adriana Albuquerque, Andreza Santana, Julianne Sales e Walberto Ulysses, que trouxeram suas vastas experiências para enriquecer o debate. Durante a palestra, foram explorados temas como os desafios enfrentados pelos profissionais de segurança pública, que constantemente lidam com situações de estresse e pressão. Além disso, os palestrantes compartilharam informações fundamentais sobre a identificação de sinais de sofrimento psíquico e estratégias práticas para a prevenção do suicídio.

“Este evento se torna ainda mais relevante em um momento em que a conscientização sobre a saúde mental se torna uma prioridade crescente, não apenas para profissionais da segurança pública, mas para toda a sociedade. A expectativa é que os valiosos insights e as ferramentas práticas disponibilizados durante a palestra auxiliem na abordagem dos desafios da saúde mental e na prevenção do suicídio, contribuindo para uma vida mais saudável e plena para todos”, afirmou Suzicleide Dantas Carreiro, coordenadora do NSO.

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça a importância de cuidar da saúde mental de seus colaboradores, reconhecendo que o bem-estar emocional dos policiais é crucial para o desempenho eficaz de suas funções e para a qualidade de vida.

Setembro Amarelo - As ações do NSO do "Setembro Amarelo", tiveram início no dia 5 de setembro, no auditório do Instituto de Polícia Científica (IPC), em João Pessoa,. Na ocasião, peritos, alunos do curso de formação da Polícia Civil e policiais reuniram-se para uma palestra sobre Saúde Mental, Sofrimento Psíquico e Suicídio. Atividades semelhantes ocorrerão ainda este mês, nas cidades de Campina Grande e Patos.