Governo lança segunda temporada do Programa 'Desafio Nota Mil’ e premia estudantes com notebooks

publicado: 17/05/2021 15h32, última modificação: 17/05/2021 15h32
WhatsApp Image 2021-05-17 at 15.28.43.jpeg

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (17), a segunda temporada do Programa ‘Desafio Nota Mil’, durante o programa ‘Conversa com o Governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara e redes sociais do Governo. O Desafio Nota Mil, realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), visa incentivar e estimular a produção de redações e o desenvolvimento dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.

A 1ª edição desta temporada acontecerá em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). Os estudantes irão desenvolver redações com o tema ‘Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito’, como uma ação alusiva à Campanha Maio Amarelo, um movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

Podem participar deste Desafio estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas da Rede Estadual de Ensino. O programa vai premiar com notebooks 14 estudantes que alcançarem maiores notas na redação, e os três professores que orientarem mais estudantes. O resultado será divulgado no dia 31 de maio.

Semanalmente, ao longo da temporada, os estudantes desenvolverão redações, enviando para os professores por meio de um formulário. As redações serão corrigidas com base nos critérios adotados para a correção de textos do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Durante o programa Conversa com o Governador,  João Azevêdo destacou a importância do desafio. “O Desafio Nota Mil é um programa que traz resultados imediatos. Os alunos que participaram no ano passado obtiveram notas acima de 900 pontos na redação do Enem. A novidade deste ano é que vamos premiar com notebooks os alunos que fizerem maiores pontos na redação e professores que orientarem mais estudantes. Estamos fazendo isso para estimular os alunos e fortalecer as ações desse programa. Então, lápis e papel na mão e vamos escrever!”, ressaltou.

Para o Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, “o Desafio Nota Mil é um programa impulsionador que trouxe excelentes resultados para os alunos da Rede Estadual. Queremos buscar sempre a excelência, criando uma cultura de boas redações por meio do Programa”, contou.

Desafio Nota Mil – Criado no mês de março de 2020, o Desafio Nota Mil objetiva mobilizar, interagir com os estudantes da Rede Estadual de Ensino e manter uma rotina de estudos focada na prática da redação.

Entre março de 2020 e janeiro de 2021, nas 14 Gerências Regionais, 426 escolas e 12.475 estudantes participaram do Desafio, totalizando 142.998 redações – sendo 81% do ensino médio e 19% do ensino fundamental. Em relação à evolução da média geral, em abril/2020 era: 407,3, já em janeiro/2021 subiu para: 781,7 pontos.