Notícias

Estudantes da Rede Estadual de Ensino exibem filmes produzidos em clube escolar no XVI Fest Aruanda

publicado: 10/12/2021 13h50, última modificação: 10/12/2021 13h50
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Delmer Rodrigues (13).jpg
Delmer Rodrigues (17).jpg
Delmer Rodrigues (12) (1).jpg
Delmer Rodrigues (11).jpg
Delmer Rodrigues (14).jpg

Oito curtas-metragens produzidos por estudantes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba foram exibidos no XVI Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, nesta sexta-feira (10), no Cinépolis do Manaíra Shopping. Os 17 alunos fazem parte do Clube Ferris, formado por estudantes da Escola Cidadã Integral Maria Honorina Santiago e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prefeito Antônio Teixeira, que tem por objetivo incentivar a produção de filmes e documentários feitos pelos estudantes. A organização do Fest Aruanda teve acesso à produção dos estudantes por meio do canal do clube no YouTube e os convidou para uma exibição no festival.

O professor Willian Bezerra da Silva, coordenador do Clube Ferris, explicou como surgiu a ideia de produzir cinema com os estudantes e destacou a alegria dos alunos em ver os filmes produzidos por eles sendo exibidos em uma tela de cinema. 

“A ideia do clube de cinema Ferris surge a partir do momento que eu via crianças e adolescentes na escola fazendo brigas internas de forma fictícia, para poder viralizar nas redes sociais, então fiz uma intervenção audiovisual para que eles pudessem usar a ficção de uma forma mais profícua para a escola. Os alunos estão se sentindo praticamente como se fosse uma entrega do Oscar, estão estupefatos por terem sido convidados para uma exibição em uma verdadeira sala de cinema. Que era um dos nossos sonhos”, explicou o professor.

Todos os filmes produzidos pelos estudantes do Clube Ferris podem ser vistos no canal no YouTube criado pelos alunos, que pode ser acessado por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCaQT7fKxMdZz8forNl-VH3A. O professor Willian espera que, com a exibição dos filmes no festival, os estudantes possam seguir produzindo ainda mais. “Acreditamos que depois do festival podemos conseguir voos mais altos, uma sensação de felicidade e euforia ao mesmo tempo em ver essa acessibilidade e essa democratização do cinema que o Fest Aruanda nos proporcionou”

Fest Aruanda - O Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro é um evento realizado anualmente pela produtora Bolandei@rte&Fims, com chancela da Universidade de Federal da Paraíba (Reitoria e CCHLA) e patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa (Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba e copatrocínio da PBGás e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Fundado em 2005, o Fest Aruanda chega, esse ano, à sua 16ª edição com mostras competitivas de curtas e longas-metragens (nacional e nordestino), mostras internacionais de filmes da Universidade Lusófona e da União Europeia, retrospectivas, sessões Cine Aruandinha, Escola Pública, Caleidoscópio Universitário e Cinema Pandêmico.