Notícias

Webinário comemorativo ao Dia do Garimpeiro discute atividade mineral no Estado

publicado: 22/07/2021 16h17, última modificação: 22/07/2021 16h17

Especialistas, técnicos e representantes do setor mineral discutiram o funcionamento, avanços e a legislação (mineral e ambiental) da atividade de mineração na Paraíba. Os temas foram tratados no IX Webinário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro, nessa quarta-feira (21), em evento virtual pelo canal do YouTube: SEIRHMA PB e contou com a participação de internautas de vários estados da Federação. 

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), por meio da Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia, com o tema: Cooperativismo e Gestão e encontra-se disponível para acesso. O diretor da DRMH, Marcelo Sampaio Falcão, que presidiu os trabalhos, dedicou o webinário ao geólogo Vanildo Almeida Mendes, ex-superintendente da regional Recife do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que faleceu em 2020 vítima da Covid-19. 

O presidente da Cooperjunco, José Ivanildo de Sousa, que ministrou palestra sobre “Gestão Empresarial: O Primeiro Passo para o Cooperativismo”, falou do potencial mineral do município de Junco do Seridó, sobre a importância da cooperativa para a região, bem como dos benefícios de trabalhar de forma legalizada. José Ivanildo apresentou vídeo do trabalho social que vem sendo desenvolvido pela entidade durante a pandemia, com a distribuição de cestas básicas para os garimpeiros, bem como da preocupação com o meio ambiente, por meio do reflorestamento das áreas exploradas.   

O coordenador do Comitê Temático da Rede APL Mineral do Ministério da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTI), Elzivir Guerra, ministrou palestra com o tema: Garimpo, Cooperativismo, Arranjos Produtivos Locais – APLs de Base Mineral e Políticas Públicas. Ele agradeceu a oportunidade de participar do evento e ressaltou a iniciativa do Governo do Estado em promover a discussão sobre o setor, o que demonstra a valorização da atividade na Paraíba.

O gerente regional ANM/PB, Vladimir de Souza Melo, parabenizou a iniciativa da realização do evento e se colocou à disposição, para tratar das questões do setor no Estado e fazer os encaminhamentos, visando agilizar os processos em benefício da categoria. 

Marcelo Falcão mediou o debate entre os internautas e os palestrantes e fez o encerramento, destacando a atuação do Governo do Estado, no sentido de fortalecer o setor mineral por meio dos garimpeiros organizados em cooperativas, prestando assistência técnica presencial, com a ação do extensionismo mineral.

O Governo da Paraíba, por meio da Seirhma, realiza seminários a cada biênio, com o objetivo de ouvir os mineradores, acolher suas reivindicações e também divulgar as ações do Estado para o setor mineral.