Webinar discute clareza na prescrição de medicamentos

publicado: 03/05/2022 12h01, última modificação: 03/05/2022 12h01
Arte - Webinar - Segurança do Paciente (01).jpg

Um webinar que discutiu a clareza na prescrição de medicamentos marcou o encerramento da programação relacionada à campanha “Abril pela Segurança do Paciente”. Com foco especial na “Segurança da prescrição, uso e administração de medicamentos”, o encontro virtual reuniu mais de 700 participantes, entre profissionais, professores e estudantes da área de saúde.

O evento foi mediado pela gerente-técnica da Agevisa/PB, Vívian de Oliveira Lopes e teve como palestrante a farmacêutica clínica Fernanda Nóbrega, e contou com a participação do diretor-geral da Agevisa, Geraldo Menezes, e do secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Jhony Bezerra.

“A prescrição tem que estar cada vez mais clara, pois a troca de medicamentos pode provocar sérios danos ao paciente”, enfatizou a farmacêutica Fernanda Nóbrega. Já o secretário Jhony Bezerra observou que os Núcleos de Segurança do Paciente na Paraíba têm se fortalecido graças ao trabalho conjunto da Agevisa e de toda a equipe da SES/PB. “Como intensivista sei da importância do tema segurança medicamentosa e segurança do paciente, e posso afirmar que as unidades de saúde paraibanas estão empenhadas em proporcionar uma assistência segura aos pacientes estimuladas pelo intenso trabalho que vem sendo realizado pela área de Saúde do Governo estadual, com destaque para a Agevisa, esse órgão tão importante para a saúde dos paraibanos”, comentou.

Parceria constante – A coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP-Visa), a gerente-técnica Vívian Lopes ressaltou que o objetivo da Agevisa é trabalhar em conjunto com os demais órgãos do Governo no sentido de ajudar a fortalecer a qualidade da assistência em saúde no Estado, em todos os hospitais públicos e privados, nas unidades básicas de saúde, no hospitais municipais, nas unidades de ensino e pesquisa.

Desafio – O tema “Segurança Medicamentosa”, destacado no webinar, corresponde ao terceiro desafio global da Organização Mundial de Saúde (OMS), que foi a grande impulsionadora da temática da segurança do paciente no mundo. “O primeiro desafio tratou do cuidado limpo, seguro, que falava sobre a higiene das mãos; o segundo versou sobre a cirurgia segura, e, atualmente, o terceiro desafio trata da segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, considerando que falhas relacionadas à medicação podem causar danos irreversíveis ao paciente, podendo levá-lo, inclusive, a óbito”, explicou Vívian Lopes.

Confira a íntegra da palestra e dos debates no link www.youtube.com/watch?v=LFCmje6LRaQ.