Vice-governadora acompanha Caravana da Rede Cuidar em Esperança

vice gov ligia rede cuidar em esperanca foto junior fernandes (11).jpg
vice gov ligia rede cuidar em esperanca foto junior fernandes (13).jpg
vice gov ligia rede cuidar em esperanca foto junior fernandes (16).jpg

A vice-governadora Lígia Feliciano acompanhou a Caravana da Rede Cuidar, nesta terça-feira (16), no município de Esperança. Ela esteve na Escola Dom Palmeira da Rocha, onde foram atendidas mais de 100 pessoas. Lígia conversou com os profissionais da Caravana e pacientes. Foram realizados atendimentos médico, odontológico, fisioterapêutico, nutricional, assistencial e exames para crianças que apresentam sintomas para cardiopatias.

“É com alegria que eu, como médica e vice-governadora, estou aqui para ver esta ação e conversar com os profissionais e as mães. Constatamos a eficiência da Rede Cuidar, que atende 13 cidades polo da Paraíba, fazendo os exames necessários e detectando aquelas crianças que ainda nem sabem que têm uma doença do coração, ou seja, salvando vidas”, destacou a vice-governadora.

O prefeito de Esperança, NobinhoAlmeida, agradeceu ao Governo do Estado pela execução do projeto, por meio Secretaria Estadual de Saúde (SES), na cidade com atendimento a crianças de toda a região. Ele ainda destacou a parceria para a abertura da Maternidade São Francisco e a reforma do Hospital Municipal. “Tudo isso é para atender as pessoas carentes que não têm recursos para pagar um exame e um procedimento médico particular”, enfatizou o prefeito.

Parceria com municípios - O coordenador da Rede Cuidar, Cláudio Régis, destacou a grande procura por exames em Esperança, enaltecendo o apoio do município. Iniciada no dia 8 deste mês, a Caravana seguirá até o dia 20 do corrente.

Cláudio Régis reafirmou que a meta é atender 1.300 pacientes, sendo 100 em cada município sede que recebe a visita da Rede Cuidar. Cada um desses pacientes recebe outros atendimentos, de psicologia, serviço social, odontologia, enfermagem, clínica, nutrição dentre outros, números que podem chegar a 6.500 atendimentos nos 13 dias de Caravana. Com relação à qualificação, cerca de 800 profissionais do interior participam dos cursos.

A secretária adjunta de Saúde do Município, Lanísia Bianca, disse que a prefeitura, por meio de sua Atenção Básica, realizou a triagem e apresentou a demanda à Rede Cuidar. “Este projeto é muito importante porque realiza os exames e faz a prevenção das doenças. Na hipótese de ser diagnosticada a enfermidade, é encaminhado de imediato o procedimento médico e até cirurgia se for necessária”, ressaltou Lanísia.

Também acompanharam a Caravana o prefeito de Remígio, Francisco André Alves, o deputado Melchior Batista (Chió), vereadores e secretários municipais.