Vice-governador reafirma apoio às quadrilhas juninas em Campina Grande

WhatsApp Image 2023-03-24 at 09.29.04.jpeg
WhatsApp Image 2023-03-24 at 09.28.33-2.jpeg
WhatsApp Image 2023-03-24 at 09.29.04-2.jpeg

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, se reuniu, na noite dessa quinta-feira (23), com representantes das quadrilhas juninas na sede da quadrilha Moleka 100 Vergonha, em Campina Grande, para reafirmar o apoio do Governo do Estado às manifestações culturais nordestinas, por meio da realização de parcerias. Também participaram do encontro o secretário Executivo da Cultura do Estado, Cicinho Lima, e a presidente da Funesc, Bia Cagliani.

Lucas Ribeiro destacou a importância das quadrilhas juninas e a necessidade de políticas públicas permanentes para a sobrevivência e renovação dos grupos. “Vamos construir ações para fortalecer a cultura regional e em especial a tradição junina de Campina Grande, que é reconhecida mundialmente pelo seu grandioso São João. As quadrilhas são uma expressão cultural e artística que carrega em si uma identidade única, trazendo alegria e celebração para a nossa gente. O compromisso do Governo do Estado é apoiar e incentivar os movimentos juninos, promovendo ações permanentes que valorizem e preservem essa importante manifestação cultural”.

O secretário Executivo da Cultura do Estado, Cicinho Lima, parabenizou os quadrilheiros pela dedicação à cultura popular e reafirmou o compromisso em viabilizar apoio. “Conhecemos a luta dos quadrilheiros, que durante todo o ano se preocupam com a cultura popular e apresentam um belíssimo espetáculo resistindo aos desafios. O Governo do Estado está de portas abertas para apoiá-los”,

De acordo com a presidente da Funesc, Bia Cagliani, a reunião marcou o início do diálogo sobre formas de apoio para o período junino, mas também o interesse de contribuir através de ações permanentes. “Esperamos que esta reunião marque o início de uma grande parceria para que a Funesc esteja inserida no São João de Campina Grande e no São João da Paraíba. A convite do vice-governador, iniciamos o diálogo e após ouvirmos os quadrilheiros, saberemos de que forma vamos nos inserir mais precisamente este ano, e mais profundamente nos próximos”

A presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju-CG), Maricélia Marques, destacou a importância dos apoios para a superação das dificuldades enfrentadas pelos quadrilheiros. “O apoio é fundamental para que nós possamos manter viva a tradição de uma das principais expressões dos festejos juninos e que, além desta importância, ainda tem o lado da atuação social nas comunidades. Para desenvolver estas atividades e estimular a cultura precisamos de incentivo”.

Também participaram da reunião o presidente da quadrilha Moleka 100 Vergonha, Mahatma Vieira, o coordenador de Comunicação da UEPB e ativista cultural, Hipólito Lucena, a secretária executiva de Estado da Economia Solidária, Valéria Aragão, o secretário executivo de Estado da Articulação Política, João Paulo Freire, a vereadora Eva Gouveia e os vereadores Antônio Pimentel Filho, Severino da Prestação, Anderson Pila.