Vice-governador prestigia Fórum da Avicultura e destaca importância do segmento para o desenvolvimento rural

publicado: 28/08/2024 15h53, última modificação: 28/08/2024 15h53
WhatsApp Image 2024-08-28 at 15.11.42.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-28 at 15.12.00 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-28 at 15.12.00.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-28 at 15.11.42 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-08-28 at 15.11.42 (1).jpeg

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou nesta quarta-feira (28) – data que se celebra o Dia do Avicultor – da solenidade de abertura do 3º Fórum Estadual da Avicultura Caipira da Paraíba, realizado no Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande. O evento, que reúne produtores de mais de 80 municípios de todo o Nordeste, visa promover a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis voltadas para o setor.

Na ocasião, o vice-governador ressaltou a importância da avicultura como um motor de desenvolvimento sustentável para a Paraíba, além de enfatizar o compromisso do governo em apoiar iniciativas que promovam a sustentabilidade e a inovação no setor agropecuário.

"A avicultura caipira é uma atividade de grande valor para o nosso estado, que se conecta com a própria essência do paraibano, tanto pela geração de emprego e renda quanto pela promoção de práticas sustentáveis que respeitam o meio ambiente. Estamos empenhados em apoiar os avicultores paraibanos e fortalecer essa cadeia produtiva tão importante para nossa economia e cultura", afirmou Lucas Ribeiro.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo, que também participou do evento, destacou os investimentos do governo estadual para impulsionar o setor. "Estamos investindo mais de 7 milhões de reais na reestruturação da Agência de Defesa Agropecuária. Isso permitirá que tenhamos mais estrutura para certificar cooperativas e agroindústrias, possibilitando que esses produtores comercializem para a iniciativa privada e não fiquem dependentes apenas das compras públicas", explicou o secretário.

Já o coordenador do Arranjo Produtivo da Avicultura Caipira da Paraíba (APAC-PB), Wendel Lima, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do segmento. "Este fórum é uma oportunidade única para discutirmos os desafios e as oportunidades do setor, buscando sempre o desenvolvimento sustentável e a melhoria das práticas produtivas. É essencial para unir os esforços dos produtores e fortalecer nossa posição no mercado", destacou.

Lançamento do primeiro polo de avicultura do país

Além das discussões e trocas de experiências, o 3º Fórum Estadual da Avicultura marca um momento histórico para o setor avícola: o lançamento do primeiro polo de avicultura caipira do país, que ocorrerá nesta quinta-feira (29). O novo polo, que integra a Rota da Avicultura, do Ministério do Desenvolvimento Regional, visa consolidar a Paraíba como um dos principais centros de produção avícola do Brasil, oferecendo infraestrutura adequada, tecnologia e suporte técnico para os produtores locais.

O coordenador geral de Sistemas Produtivos e Inovadores do Ministério do Desenvolvimento Regional, Tiago Araújo, ressaltou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do setor na Paraíba. “Estamos aqui dialogando e reiterando o compromisso do governo federal com a Paraíba e os avicultores, para apoiar e fomentar o setor. Somos um grande parceiro e estamos focados em fortalecer a rota de produção. Ainda temos muito a fazer, mas estamos comprometidos em destravar, qualificar nossos produtos e mostrar a força da Paraíba na avicultura”, afirmou.