Notícias

Vendas do comércio varejista da Paraíba registram maior crescimento do NE, revela IBGE

publicado: 13/11/2019 12h21, última modificação: 13/11/2019 12h21

O varejo ampliado da Paraíba, que inclui os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, mostrou recuperação mais forte em setembro, registrando a maior taxa de crescimento do Nordeste.

As vendas expandiram 3,6% em setembro sobre o mesmo período do ano passado, segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comércio ampliado de agosto para setembro também registrou alta de 1,7% no segmento, bem acima da média nacional (0,9%).

A taxa de volume de vendas colocou o Estado da Paraíba na liderança entre as nove unidades do Nordeste, seguidas da Bahia (3,5%) e de Pernambuco (2,5%). Outras quatro unidades do Nordeste (RN; SE; MA; e PI) tiveram retração no Nordeste.

Já no indicador do comércio varejista sem incluir os segmentos do ampliado, as vendas do comércio da Paraíba também apresentaram crescimento de agosto para setembro (1,4%), o dobro da taxa da média do País (0,7%). Foi o terceiro crescimento consecutivo do indicador na comparação com o mês anterior. Nos meses de julho (1,3%) e agosto (0,1%) o indicador havia sido positivo.    

Segmentos que mais cresceram – As maiores altas em setembro aconteceram nos segmentos de móveis e eletrodomésticos (5,2%), tecidos, vestuário e calçados (3,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,8%) e combustíveis e lubrificantes (1,2%). A única taxa negativa foi observada em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2%), após avanço de 3,8% no mês anterior.

Taxa de crescimento de vendas ampliadas do comércio do NE

UNIDADE DA FEDERAÇÃO

Taxa de crescimento %

PARAÍBA

   3,6%

Bahia

   3,5%

Pernambuco

   2,5%

Alagoas

   0,5%

Ceará

   0,3%

Rio G. do Norte

  -0,5%

Sergipe

  - 1%

Maranhão

  -1,3%

Piauí

  -2,7%

Fonte:PMC/IBGE