Notícias

Usuários da Funad participam das solenidades da Semana da Pátria

publicado: 04/09/2023 08h56, última modificação: 04/09/2023 08h56

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realiza as atividades alusivas ao Dia da Pátria. Nesta terça-feira (5), às 7h, no pátio da Funad, em João Pessoa, acontece a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e da Fundação, que é referência no atendimento à pessoa com deficiência no estado.

Em seguida, ocorre o tradicional desfile cívico pelas ruas do entorno da Funad, com mais de 500 usuários. A intenção do desfile é que todas as pessoas atendidas pela instituição possam participar desse momento importante para o País, considerando que, no dia 7 de setembro, no desfile oficial, o número de participantes é restrito.

“Nesta terça-feira, quem desejar, vai desfilar pelas ruas do Conjunto Pedro Gondim, exercendo sua cidadania, acessibilidade e respeito pela Semana da Pátria”, ressaltou a presidente da Funad, Simone Jordão. Os usuários serão acompanhados da Banda Marcial da Escola Estadual Sesquicentenário e pelo grupo de percussão da Funad, criado pelo Núcleo de Vivência e Arte (NVA), que trabalha a reabilitação através da arte e da cultura.

Desfile oficial - No dia 7 de Setembro (quinta-feira), a Funad levará para a Avenida Duarte da Silveira, durante a solenidade oficial, 150 usuários. A Escola Ana Paula, que atende pessoas com deficiência e funciona nas dependências da instituição, é uma das responsáveis pela organização dos dois desfiles e trabalha com a temática "Centenário do Rádio" e a Rádio Tabajara será a grande homenageada este ano.

Outras atividades - Nesta segunda-feira (4), no turno da tarde, um grupo de usuários participa da exposição da Polícia Militar e do Exército, no Parque Solón de Lucena, em João Pessoa. Na ocasião, os alunos conhecerão veículos, equipamentos e ações das duas corporações e como funcionam as instituições. Na sexta-feira (1º), a Funad marcou presença na abertura da Semana da Pátria. Usuários da Instituição conduziram o fogo simbólico, do Busto de Tamandaré até o Largo da Gameleira.