Notícias

Uso de tecnologia para redução de crimes integra estratégias da Segurança Pública em 2020

publicado: 09/01/2020 16h41, última modificação: 09/01/2020 16h41
reunião segurança jp (1).JPG

Fotos: Edvaldo Malaquias

Câmeras de videomonitoramento instaladas na região metropolitana de João Pessoa, assim como em Campina Grande e Patos, serão utilizadas como ação estratégica dos órgãos que integram o Sistema de Segurança da Paraíba para a continuidade da redução dos índices criminais em 2020. O tema foi destaque durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (9), em João Pessoa, com representantes da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, juntamente com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Administração Penitenciária. Ações voltadas para uso de Inteligência Policial e reforço da integração em trabalhos de prevenção e repressão qualificadas também foram definidos como estratégicos em agenda de encontros ocorridos esta semana na cidade de Catolé do Rocha e Campina Grande.

“Iniciamos neste ano a implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa, Campina Grande e Patos, e do videomonitoramento nas três regiões, que vão auxiliar as forças de Segurança no enfrentamento aos crimes patrimoniais, na identificação de suspeitos e darão uma velocidade maior na resposta da Polícia nessas situações de crime, em todo o Estado. O governador tem acompanhado diuturnamente esse processo e temos grandes expectativas para 2020”, afirmou o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, que presidiu a reunião.

O secretário ainda frisou que desde o início da semana foi possível reunir gestores de áreas integradas do Sertão, da região de Campina Grande e na capital, identificando erros e acertos de 2019, e também definindo o que será o diferencial para as ações de Segurança Pública neste ano. “Aprimoramos o diagnóstico, a partir de uma metodologia, e com isso estamos procurando melhores resultados, com mais redução dos índices criminais na Paraíba. Estamos com policiais civis, militares, bombeiros militares e policiais penais envolvidos em busca de resultados. Nesse sentido, ressaltamos a importante união com a Secretaria de Administração Penitenciária”, finalizou.

Participaram da reunião em João Pessoa, além do secretário Jean Nunes, o secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, secretário executivo de Administração Penitenciária, João Paulo Barros, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, além de demais gestores da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Sistema Prisional.