Três escolas estaduais representam a Paraíba em premiação nacional de gestão escolar

publicado: 30/10/2020 14h03, última modificação: 30/10/2020 14h03

Doze escolas da Rede Estadual foram classificadas como referência na gestão escolar, dentre elas a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campo Sementes e Mudas, localizada na zona rural de Cruz do Espírito Santo; Escola Cidadã Integral Senador Humberto Lucena, na cidade de Cacimba de Dentro; e a Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, em Campina Grande, que foram selecionadas para representar a Paraíba na etapa regional e nacional do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. O prêmio é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da Rede Pública.

Por conta da pandemia, o tema desta edição foi ‘Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?’. O Prêmio vai reconhecer práticas escolares que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.

Na Paraíba, 222 escolas foram inscritas, sendo 170 da Rede Estadual e 52 da Rede Municipal, sendo selecionadas 12 estaduais para a etapa regional. A avaliação da etapa estadual foi realizada pelo comitê composto por representes da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Estadual de Educação da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Gerência de Diversidade e Inclusão (Gedi) da SEECT.

As escolas vencedoras da categoria Referência Estadual serão apresentadas neste 1º de novembro. Das 27 selecionadas em todo Brasil, cinco (uma por região) irão para a final. No dia 10 de dezembro será divulgada a Escola Referência em Gestão Escolar no Brasil.

De acordo com a secretária executiva da Undime Paraíba e também coordenadora do PGE no Estado, Uilma Mendes, este ano, mesmo com a pandemia, o Prêmio teve um recorde de inscrições. “Foram 155 relatos em condições de se classificarem para as etapas seguintes, entre eles escolas estaduais e também da rede municipal de 12 regionais de ensino. Acreditamos que a escola classificada tem total condições de se classificar na etapa regional e seguir para nacional e que a Paraíba será destaque positivo nessa edição do PGE”, ressaltou.

O coordenador estadual do Prêmio Gestão Escolar na Paraíba, Robson Rubenilson, reconhece a dedicação das escolas para dar continuidade ao aprendizado para os alunos. “É com muita alegria que vemos os esforços da gestão escolar nesse momento tão difícil de enfrentamento da pandemia, de criar ações em parceria com a comunidade e com os estudantes para desenvolver um currículo utilizando as ferramentas disponíveis, sejam aquelas que a secretaria dispõe ou outras que dentro da realidade da escola é possível. Então isso mostra a escola cumprindo a sua missão não só educacional, mas também social”, contou.

Além das três escolas selecionadas para representar a Paraíba, durante a seleção estadual também foram destacadas 12 escolas estaduais referências em gestão na Paraíba, uma em cada Gerência Regional de Educação (GRE). Essa seleção foi realizada por representes das GREs, Undime, Universidades Públicas da Paraíba, Núcleo de Acompanhamento Pedagógico (Nuap) e comunidade.

Escolas Estaduais selecionadas:

• Escola Estadual de Ensino Fundamental Campo Sementes e Mudas, localizada na zona rural de Cruz do Espírito Santo;
  • Escola Cidadã Integral Senador Humberto Lucena, na cidade de Cacimba de Dentro;
  • Escola Cidadã Integral Prof. Itan Pereira, em Campina Grande;
  • Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité;
  • Escola Estadual de Ensino Médio Bento Tenorio de Sousa
  • Escola Do Campo em Monteiro: Escola Cidadã Integral Monsenhor Manoel Vieira, em Patos;
  • Escola Cidadã Integral Técnica Advogado Nobel Vita, em Coremas;
  • Escola Cidadã Integral João Suassuna, em Catolé do Rocha;
  • Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Freire, em Sousa;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arnaldo Maroja, na cidade de Salgado de São Félix;
  • Escola Cidadã Integral Senador Ruy Carneiro, em Mamanguape.

Premiação - As 27 escolas selecionadas como “Referência Estadual” de cada Estado receberão, cada uma, premiação em dinheiro de R$ 5 mil, além de seis vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

As cinco escolas finalistas selecionadas como “Referência Regional” receberão, cada uma, premiação em dinheiro de R$ 10 mil, bem como vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A escola selecionada como “Referência Nacional” receberá premiação em dinheiro de R$ 30 mil além das vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.