Transmissões ao vivo vão ajudar nas inscrições em editais da ‘Aldir Blanc’

publicado: 22/10/2020 15h54, última modificação: 23/10/2020 15h08

A equipe da Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB) e coordenadores que compõem a  Comissão Executiva da Lei Aldir Blanc na Paraíba iniciam nesta sexta-feira (23) uma série de tutoriais para ajudar os artistas que estão interessados em se inscrever num dos 12 editais que o Governo do Estado lançou para distribuir recursos dessa lei.

Os tutorais ocorrerão em transmissões ao vivo pelas redes sociais da Secult: SecultPB; Instagram: @secultpb; Facebook: facebook.com/secultgovpb

O objetivo é demonstrar a facilidade com que os editais podem ser preenchidos e ajudar quem, mesmo assim, tem dificuldades. Eventualmente, os coordenadores estarão passando dicas e informações específicas sobre projetos e sua elaboração, assim como tirando dúvidas que o público suscite durante a transmissão.

O primeiro tutorial, às 9h desta sexta (23), vai mostrar como é o preenchimento e como preparar o material a ser inscrito nos dois editais de credenciamento, que são o ‘Fernanda Bevenutti’ e o ‘Chica Barrosa’.

O Edital Fernanda Bevenutti é destinado a performances, espetáculos, números, coreografias, esquetes, shows, cantorias, vídeo performances, vídeo instalações, declamações, glosas, loas, contações de histórias, causos, stand up, saraus, leituras dramáticas, slam, entre outras, nas áreas de teatro, dança, circo, música, audiovisual, rap, cultura popular, repente, hip hop, artes visuais, literatura, cordel, poesia de rua e afins.

Já o Edital Chica Barrosa tem como objeto ações formativas da cultura como oficinas, workshops, cursos livres, debates, seminários e conferências).

Cronograma de transmissões

•          23/10 – Sexta – 9h

Edital Fernanda Benvenutty

Edital Chica Barrosa

•          26/10 – Segunda – 9h

Prêmio Dona Lenita

Prêmio Lenira Rita

•          26/10 – Segunda – 14h

Prêmio Dona Severina

Prêmio Lourdes Ramalho

•          27/10 – Terça – 9h

Prêmio Rosa Cagliani

Prêmio Maria Pimentel

•          27/10 – Terça – 14h

Prêmio Dona Toinha

Prêmio Amelinha Theorga

•          28/10 – Quarta – 9h

Edital Chiquinha Mourão

Edital Margarida Cardoso

Demais editais: prazos e destinação

Prêmio Dona Lenita (concurso premiação) – 300 beneficiados – R$ 1.500.000,00

Inscrições: 7 de outubro a 20 de novembro

Categorias: videobiografias apresentadas por mestres e mestras das artes e da cultura, para fins de composição do Acervo da Cultura Paraibana.

Prêmio Lenira Rita (concurso premiação) – 250 beneficiados – R$ 2.500.000,00

Inscrições: 7 de outubro a 20 de novembro

Categoria: videobiografias que valorize, registre e compartilhe o trabalho desenvolvido por grupos e expressões relacionadas aos festejos juninos, aos festejos carnavalescos e às manifestações das culturas populares tradicionais.

Prêmio Dona Severina (concurso premiação) – 31 beneficiados – R$ 1.550.000,00

Categoria: espetáculos circenses

Prêmio Lourdes Ramalho (concurso premiação) – 150 beneficiados – R$ 3.000.000,00

Inscrições: 7 de outubro a 20 de novembro

Categoria: vídeo-biografias apresentadas por iniciativas coletivas nas áreas de artes cênicas e música, para fins de composição do Acervo da Cultura Paraibana – Memorial da Pandemia

Prêmio Rosa Cagliani (concurso premiação) – 180 beneficiados – R$ 900.000,00

Inscrições: 7 de outubro a 20 de novembro

Categoria: vídeo-biografias que valorizem, registrem e compartilhem o trabalho desenvolvido por técnicos e técnicas de bastidores e artistas de rua, para fins de constituição do Acervo da Cultura Paraibana – Memorial da Pandemia.

Prêmio Maria Pimentel (concurso premiação) – 161 beneficiados – R$ 1.205.000,00

Inscrições: 7 de outubro a 20 de novembro

Categoria: obras literárias e folhetos de cordel, para fins de composição do Acervo da Cultura Paraibana – Memorial da Pandemia.

Prêmio Dona Toinha (concurso premiação) – 210 beneficiados – R$ 1.050.000,00

Inscrições: 7 de outubro a 20 de novembro

Categoria: obras de artesanato, para fins de composição do Acervo da Cultura Paraibana – Memorial da Pandemia.

Prêmio Amelinha Theorga (concurso premiação) – 204 beneficiados – R$ 1.020.000,00

Inscrições: 7 de outubro a 20 de novembro

Categoria: trabalhos em artes visuais e fotografia que valorizem, registrem e compartilhem o trabalho desenvolvido por artistas visuais, fotógrafos e fotógrafas, para fins de constituição do Acervo da Cultura Paraibana – Memorial da Pandemia.

Por onde se comunicar com a Comissão da Lei Aldir Blanc:

editalfernandabenvenutty@gmail.com

editalchicabarrosa@gmail.com