Notícias

Testes com água no Canal Acauã/Araçagi vão iniciar até o fim de dezembro

publicado: 07/12/2020 17h07, última modificação: 07/12/2020 17h07
1 | 2
Fotos: Clovis Porciuncula
2 | 2
Fotos - Clovis Porciuncula 5.jpg
Fotos - Clovis Porciuncula 1.jpg

Os testes com água no Canal Acauã/Araçagi serão iniciados na segunda quinzena deste mês. A informação foi dada pelo secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, na tarde desta segunda-feira (07), durante o programa semanal Fala, Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara. 

Segundo ele, os testes e comissionamento a seco já estão em andamento desde o mês de novembro passado. “O lote 01 do canal, com extensão de 44,933 km, está com um percentual de execução de 94,38%. O lote 02 está com um percentual de execução de 67,11% e até o final de 2021 estará com quase 100 km do canal em funcionamento, dos 130,44 km totais da obra”, informou Deusdete Queiroga.

O secretário apresentou um balanço da gestão na pasta, nos anos de 2019/2020, ressaltando obras estruturantes que estão sendo executadas por todo o Estado. Na ocasião, falou ainda sobre o pacote de obras lançado pelo governador João Azevêdo, no último mês de julho, com destaque para o setor de habitação, que fez a entrega de 1.311 casas e apartamentos e 3.452 unidades habitacionais em construção, os quais serão entregues no próximo ano. “Além disso, o Governo do Estado entregou 3.452 escrituras, dentro do programa de regularização dos imóveis realizado pela Companhia Estadual de Habitação (Cehap)”, ressaltou Deusdete Queiroga.

Ele falou também sobre o Programa de Rodovias realizado na Paraíba, com a execução de 208 km de estradas sendo implantadas ou restauradas, num investimento de R$ 147,8 milhões, executados pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER). “E ainda estão sendo investidos R$ 170 milhões de novas obras, na implantação de novas rodovias e em programa de mobilidade urbana, a exemplo de vias em João Pessoa, já em fase de conclusão, além de novas alternativas de ligação entre os bairros da Capital”, completou.

Dentre as novas obras no Estado, conforme disse o secretário Deusdete Queiroga no Fala, Governador, está o contorno de Bananeiras, o arco metropolitano de Campina Grande e a perimetral oeste em Sousa, que estão em licitação, contemplando três regiões do Estado, além de 21 cidades recebendo obras de travessias urbanas.

O secretário destacou ainda o esforço da Cagepa em melhorar o sistema de abastecimento de água em todo o território paraibano, renovando as estações de tratamento de água, com melhorias significativas. Na área de esgotamento sanitário, de acordo com ele, estão sendo atendidos bairros de João Pessoa, Lucena, Jacumã e 19 cidades das regiões do Cariri e do Sertão, recebendo obras de implantação de esgotamento sanitário, por meio da Seirhma, Cagepa e Funasa.

Com relação ao Programa Água Doce, em parceria com Governo federal, Deusdete Queiroga lembrou dos 93 sistemas de dessalinização entregues no Estado e da emoção da população beneficiada em receber água de qualidade; dos 60 sistemas pelo Procase, acrescentando que já existe por parte do Governo do Estado a solicitação de ampliação do PAD, para que mais famílias sejam agraciadas. “Também estão em funcionamento os sistemas de distribuição de água pelo Programa Água para Todos que garantiu a implantação de 193 sistemas de água tratada”, disse o secretário.

Com o objetivo de dotar com infraestrutura a zona rural, de acordo com o secretário, o Governo da Paraíba também desenvolve ações do PBRural Sustentável, com assinatura de contrato firmado com o Banco Mundial, que desenvolve o Programa de Segurança Hídrica (PSH); com obras de passagem molhada, cisternas, dessalinizadores e sistema de distribuição de água. 

Ele ressaltou também assinatura do empréstimo com o Banco Mundial de U$ 127 milhões, para a área de segurança hídrica, com destaque para a adutora Transparaíba, ramal Curimataú e o ramal do Cariri, dotando de garantia de segurança de água as duas regiões com problemas mais críticos nessa área, além da melhoria de esgotamento sanitário da Região Metropolitana de João Pessoa.

O secretário citou ainda grandes empreendimentos que estão em fase de licitação, como o Centro de Convenções de Campina Grande, o Hospital da Mulher em João Pessoa (maternidade Frei Damião), os Centros de Monitoramento Controle e Segurança, em João Pessoa, Campina Grande e Patos (os dois últimos já em execução e o de JP para abrir licitação). 

Deusdete falou ainda da construção e reforma de escolas e ginásios de esporte, executadas pela Suplan e a construção do Aeroporto de Patos, que está em licitação, com previsão para assinatura da ordem de serviço no início de 2021.