Técnicos do RN conhecem projetos exitosos de assistência social na Paraíba

publicado: 21/10/2019 16h34, última modificação: 21/10/2019 16h34
sedh setras rn em reuniao tecnica dos projetos da paraiba fotos Luciana Bessa (3).JPG
sedh setras rn em reuniao tecnica dos projetos da paraiba fotos Luciana Bessa (4).JPG
sedh setras rn em reuniao tecnica dos projetos da paraiba fotos Luciana Bessa (5).JPG
sedh setras rn em reuniao tecnica dos projetos da paraiba fotos Luciana Bessa (9).JPG
sedh setras rn em reuniao tecnica dos projetos da paraiba fotos Luciana Bessa (10).JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) recebeu, nesta segunda-feira (21), a equipe da Coordenação da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas) do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Os técnicos vieram à Paraíba conhecer as experiências exitosas na implantação de serviços, projetos e programas, como por exemplo a regionalização dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Gestão do Trabalho.

A gerente Executiva da Proteção Social Especial, Madalena Pessoa Dias, e sua equipe recepcionaram os visitantes, destacando a importância da vinda deles. "Eles vieram compreender o processo de regionalização da Proteção Especial e da Gestão do Trabalho, através do diálogo e da troca de experiências, uma vez que a partir do próximo ano irão implantar o serviço regionalizado em seu Estado. Estão vindo conhecer um pouco melhor o Estado, como foi executado nosso processo de trabalho, uma vez que receberam como referência do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a Paraíba, por ter executado todos os serviços de forma plena. Então eles estão aqui para conhecer e buscar fortalecer os serviços. E para nós é muito importante pois é o reconhecimento do processo de trabalho que a Sedh vem desenvolvendo, e que vem dando certo", explicou.

A coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social do Rio Grande do Norte, Janine Rodrigues Baltazar, afirmou que o objetivo principal da visita é fazer uma conversa junto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, sobre a implementação do serviço regionalizado de média e alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social no Estado. “A Paraíba é um dos Estados modelos que temos no país com 100% dos serviços da Assistência Social regionalizados. Viemos beber um pouco da experiência da Paraíba, enquanto que o Rio Grande do Norte iniciará esse processo em 2020. Estamos em processo de estudo, e viemos saber um pouco da experiência", comentou Janine Rodrigues.

Ainda segundo a coordenadora, posteriormente a equipe deverá voltar para buscar experiências em outros setores e serviços da Paraíba. “E tentaremos conhecer algum serviço já regionalizado, verificar no município como esse serviço realmente funciona", adiantou.

Além de Janine Rodrigues Baltazar, participaram do diálogo a sub-coordenadora da Proteção Social de Alta Complexidade, Elizamar Evangelista; a sub-coordenadora da Proteção Social de Média Complexidade, Ellen Almeida e o sub-coordenador da Gestão do Trabalho, Carlos André Lucena, todos do Rio Grande do Norte.

Da Sedh fizeram a apresentação, além de Madalena Dias, a gerente operacional da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Wênia Lisboa; a coordenadora Estadual dos Creas, Katiana Cavalcante; e a coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Karinne Michelly Rocha Alves Costa.