Técnicos de Saúde do estado e municípios e gestores discutem “Atenção Primária de Saúde do Futuro”

publicado: 07/07/2023 15h45, última modificação: 07/07/2023 15h45
WhatsApp Image 2023-07-07 at 15.34.43.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde, numa parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), discutiram, durante a manhã desta sexta-feira (7), em assembleia temática, a “Atenção Primária de Saúde (APS) do Futuro”. O evento, que ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho, em João Pessoa, contou com a participação de secretários de saúde dos municípios, gestores e técnicos da SES. O objetivo foi conhecer a nova forma de funcionamento da APS, proposta pelo Ministério, e como se dará em cada município.

Na ocasião, a secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, destacou ações importantes que a SES vem desenvolvendo na Atenção Primária. “Temos especialização para os profissionais de saúde da APS, com foco na obstetrícia, junto com o projeto Amar. Além disso, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, será o encerramento da primeira turma e o início da segunda, com 800 participantes, quando haverá o Congresso da APS, coordenado pela SES e o convite está sendo feito a todos os secretários municipais de Saúde para que continuemos com a discussão referente a uma Atenção Primária forte, com cuidado qualilificado para continuarmos dando resposta positiva aos paraibanos”, falou.

Segundo a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, 60% dos municípios paraibanos só disponibilizam de serviços da Atenção Primária. “Nesse sentido, a gente precisa fortalecer esse atendimento, ser mais resolutivo para que a população evite procurar as UPAs e hospitais para os casos que possam ser resolvidos, por exemplo, nas Unidades de Saúde da Família, nos próprios municípios, que fazem parte da Atenção Primária”, lembrou.

A palestra com o tema “Atenção Primária de Saúde do Futuro” foi proferida pelo representante do Ministério da Saúde, o diretor de Programas da Superintendência de Atenção Primária, Felipe Proenço. Entre as informações apresentadas, destacou os “caminhos para APS do futuro”, a exemplo de escutar o povo, trabalhadores, gestores e todos que possuem pensamento estratégico na saúde; oferecer serviço acessível, de qualidade e com transparência nos dados; valorizar o trabalho e promover a incorporação tecnológica e transformar a rede de serviços da APS em rede de ensino e pesquisa aplicada no SUS.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada principal do SUS. É o primeiro nível de atenção em saúde e funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), a exemplo de consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos.