Notícias

Teatro Santa Roza recebe espetáculos gratuitos da 5ª Mostra Feminina de Artes Cênicas

publicado: 22/03/2022 08h30, última modificação: 22/03/2022 08h31
matriz 23.jpg

Dois novos espetáculos serão encenados nesta semana, dias 23 e 24 de março, sempre às 20h, no Teatro Santa Roza, na Praça Pedro Américo, em João Pessoa. Na quarta-feira (23), será apresentado “Devaneio” e, na quinta-feira (24), será a vez de “Travessia”. As exibições integram a programação da 5ª Mostra Matriz – Mostra Feminina de Artes Cênicas, que durante o mês de março realiza uma série de apresentações teatrais em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Os ingressos para entrada nos espetáculos são gratuitos e podem ser retirados no dia do evento, com até uma hora de antecedência.

A história de “Devaneio” traz lembranças de relatos familiares e foi escrita pela atriz Eulina Barbosa, que também dá vida à personagem Dalva. A peça carrega questionamentos, reflexões e vai despertando no público as relações e as experiências vividas por Dalva, uma mulher sonhadora que reacende a esperança de reencontrar seu amor e devaneia para fugir da realidade que a rodeia, envolta em um tom poético da encenação, que vai encontrando as conexões e simbologias teatrais. A realização do espetáculo é da Braúnas Produções Culturais, que conta com a colaboração do ator e diretor paraibano José Maciel Sobrinho, um dos fundadores da Cia Oxente.

Já “Travessia” conta a história de um chamado recebido por uma mulher em crise: realizar uma travessia da qual jamais retornará. Sem saber exatamente o que vai encontrar na margem oposta, ela se sente “perdida como uma criança no meio da multidão”, no entanto, ainda se lança ao risco. Quem a incita a este desafio é tão somente ela mesma e sua intuição mais profunda, que a faz adentrar num rio de incertezas e abrir o baú de memórias, a fim de se encontrar com suas culpas, dores, medos e sonhos perdidos no tempo. “Travessia” tem interpretação da atriz Kassandra Brandão e é realizada pelo Grupo Graxa de Teatro, com produção de Cely Farias e Kassandra Brandão.

Ainda sobre a programação, os organizadores da 5ª Mostra Matriz informam que a apresentação que ocorreria na sexta-feira (25), às 18h, na Praça do Povo do Espaço Cultural, foi cancelada. A artista circense Jessica Guadalupe, que interpreta a palhaça Trovoada, encontra-se com problemas de saúde e, por este motivo, sua apresentação será adiada para uma nova data, a ser publicada posteriormente.

Os espetáculos da Mostra Matriz foram selecionados por meio de edital, incluindo apresentações em João Pessoa, Cajazeiras e Cabedelo. A mostra faz parte da programação do Mês das Mulheres, desenvolvida através de uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH).

SERVIÇO:

5ª Mostra Matriz – Mostra Feminina de Artes Cênicas:

23/03, quarta-feira, às 20h

Espetáculo: Devaneio (teatro)

 

24/03, quinta-feira, às 20h

Espetáculo: Travessia (teatro)

 

Local: Teatro Santa Roza (João Pessoa)

Entrada gratuita