Notícias

Tabagismo: SES promove qualificação para Agentes Comunitários de Saúde

publicado: 27/08/2019 16h38, última modificação: 27/08/2019 16h38

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove nesta quarta-feira (28), às 13h30, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa, a qualificação profissional para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no controle do tabagismo. Participam da atividade 200 ACS que atuam na capital.

O objetivo do treinamento, que lembra o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, celebrado em 29 de agosto, é sensibilizar os Agentes Comunitários de Saúde sobre a importância da prevenção e controle do tabagismo na captação do fumante em seus territórios. O evento será feito em parceria com o Comitê do Tabagismo, por meio da Associação da Médica da Paraíba.

“A nossa intenção é que esses profissionais sejam multiplicadores das informações nos seus territórios. Muitos deles moram na comunidade em que atuam e, dessa forma, podem fazer uma busca ativa dos fumantes que também moram naquela localidade. Com a qualificação eles vão entender o processo de trabalhar com a prevenção, como fazer a abordagem aos fumantes, além de indicar os locais de atendimento da rede de João Pessoa”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho.

Assim, com os conhecimentos técnicos sobre o tratamento do tabagismo, prevenção e maneiras de abordar os fumantes, os ACS vão dar apoio às equipes de saúde e fazer os encaminhamentos necessários.

“Na qualificação, os profissionais terão acesso a todos os esclarecimentos para serem o suporte que as equipes de saúde precisam. Muitas vezes, o fumante não conhece os serviços de saúde disponíveis, não sabe que existe tratamento, nem como procurar. Durante o treinamento, os ACS vão ter acesso a essas informações e formas de incentivar o fumante a parar de fumar”, pontuou Gerlane.

Dados – Na Paraíba, em 2019, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 468.596 fumantes, ou seja, 11,5% da população total do Estado. Na capital, estima-se que existem 92.197 fumantes.

Com relação ao número de óbitos por câncer de pulmão, a SES contabiliza que este ano já foram registradas 246 mortes. Em 2018, foram 434 óbitos e em 2017 um total de 438 óbitos por câncer de pulmão.