Notícias
Sudema recebe estudantes para discutir aplicativo com dados de balneabilidade
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente Sudema recebeu, nessa terça-feira (27), a visita de representantes da equipe TurningTec do Colégio Motiva, que está desenvolvendo um aplicativo que visa oferecer à população informações em tempo real sobre a balneabilidade das praias paraibanas.
Na ocasião, as alunas Letícia Azevedo e Maria Luísa Quintela se reuniram com o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, com a diretora administrativa, Elisete Andreoli, e equipe técnica, para apresentar o MapÁgua, ferramenta desenvolvida pelo grupo com o objetivo de atualizar os usuários a respeito dos trechos próprios e impróprios no litoral paraibano. O grupo espera fazer uso das análises semanais de balneabilidade feitas pela autarquia para alimentar a ferramenta com informações sempre atualizadas.
Segundo as estudantes, a ideia do aplicativo surgiu com o intuito de fornecer, em tempo real, informações sobre a qualidade das águas com base em dados atualizados e nas análises feitas semanalmente pela Sudema. Entre as funcionalidades do aplicativo em desenvolvimento também estão as de trazer informações acerca das praias e suas características, fornecer mapas com a localização de cada uma, oferecer um espaço para denúncias de poluição e demais comunicações com os usuários do aplicativo.
Para o superintendente, a ideia pode aprimorar o compartilhamento de informações sobre balneabilidade no estado. “Sem dúvidas, o MapÁguas é uma ótima iniciativa, podendo se tornar uma ferramenta importante para que a população esteja sempre atualizada a respeito da qualidade das águas. Estamos nos colocando à disposição dos estudantes para prestar as informações que forem necessárias”, comentou.
O projeto foi premiado na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), realizada pelo Instituto Alpha Lumen (IAL) e pelo Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil), com apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em julho, o aplicativo será apresentado na Semana de Tecnologia, em São José dos Campos. Se aprovado, o grupo irá vivenciar uma imersão no MIT-EUA, no estado de Massachusetts, levando o nome da Paraíba a um dos maiores institutos de tecnologia do mundo.