Notícias
Sudema participa de TAC que prevê redução da poluição na praia de Manaíra
Visando a melhoria da balneabilidade das praias paraibanas, em especial da praia de Manaíra, localizada em João Pessoa, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e órgãos do município de João Pessoa, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB) e Ministério Público Federal assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Na ocasião, ficou acordado que a autarquia ficaria responsável em fazer, periodicamente, as análises laboratoriais dos efluentes da balneabilidade da praia de Manaíra como também da rede pluvial da localidade. Sobre o assunto, o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, destacou a importância do comprometimento das instituições.
“Estamos consolidando uma ação que já tem muito tempo que caminha e não tínhamos chegado objetivamente a uma conclusão. João Pessoa é conhecida por suas belas praias, nossa melhor oferta turística, sem dúvida. E hoje a Sudema integra o TAC para colocar em prática todas as discussões que ocorreram anteriormente. Acredito que, com esse trabalho conjunto, conseguiremos despoluir Manaíra” frisou o superintendente.
O procurador da República, Antônio Edílio Magalhães Teixeira, acrescenta que a despoluição da praia de Manaíra vai ser usada como parâmetros para outras ações “Estou feliz pelo compromisso de todos os órgãos aqui presentes. Esse trabalho dando certo em Manaíra, vai ser realizado nas demais praias de nosso litoral. Todos os donos de imóveis que estiverem causado poluição serão alertados para checarem suas residências ou empresas para fazerem a correção na rede de esgoto”, destacou.
Todas as atividades de despoluição da praia de Manaíra deverão ser iniciadas no próximo mês . Conforme o TAC, a Cagepa notificará todos os moradores de Manaíra em novembro, e em janeiro de 2019, terá início o trabalho de varredura, que deverá ser encerrado no dia 31 de março. Em seguida, terá início o trabalho de conexões das redes de esgotos retirando todas as ligações que deságuam nas redes pluviais. Logo após todas as conexões realizadas, o trabalho de balneabilidade será feito no mês de abril pela Sudema para constatar se a poluição foi banida da praia de Manaíra.