Notícias

Som nas Pedras: Circuito reúne jovens e músicos antigos em Matureia

publicado: 09/09/2019 16h15, última modificação: 09/09/2019 16h15
1 | 6
Fotos: André Lúcio
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
secult Circuito Som nas Pedras Matureia foto André Lucio 1 (4).jpg
secult Circuito Som nas Pedras Matureia foto André Lucio 1 (1).JPG
secult Circuito Som nas Pedras Matureia foto André Lucio 1 (2).jpg
secult Circuito Som nas Pedras Matureia foto André Lucio 1 (6).jpg
secult Circuito Som nas Pedras Matureia foto André Lucio 1 (8).jpg
secult Circuito Som nas Pedras Matureia foto André Lucio 1 (11).jpg

Localizado aos pés do Pico do Jabre, na cidade de Matureia, o lajedo da Pedra do Caboclo recebeu no último sábado (7) um público de aproximadamente 400 pessoas, na segunda etapa do circuito Som nas Pedras. O evento reuniu pessoas de várias idades, inclusive os artistas mais jovens que se apresentaram com músicos mais experientes da região.

Ao anoitecer, o Quarteto de Cordas Cantos do Sertão, formado por professores do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima), apresentou músicas do imaginário nordestino, a exemplo de Lamento Sertanejo, Ave Maria, Asa Branca e Assum Preto. Em seguida, o músico Escurinho e o guitarrista Júnior Espíndola embalaram o público com ciranda, coco de roda e forró.

A noite terminou com a apresentação de sanfoneiros da região, a exemplo de Seu Zé Vasco. Aos 88 anos, o sanfoneiro mais antigo de Matureia festejou a iniciativa. "Foi muito bom poder conhecer e tocar um pouco do que eu sei com essa juventude", ressaltou.

A empreendedora Dalvanete Dantas, proprietária da Pousada Casarão do Jabre, ressaltou o propósito de desenvolvimento econômico do projeto. "Nesse fim de semana recebemos uma excursão que veio de João Pessoa exclusivamente para o Som nas Pedras e isso garantiu a lotação da pousada", explicou.

O Circuito Som nas Pedras contemplará ainda outros oito municípios: Monteiro, Teixeira, Princesa Isabel, Congo, Cabaceiras, Serra Grande, Queimadas e Boqueirão. O Projeto é uma realização das prefeituras destes municípios em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e Sebrae, além da iniciativa privada.