Socioeducandos do Lar do Garoto recebem certificação dos cursos de informática e tecelagem

publicado: 19/07/2021 15h46, última modificação: 19/07/2021 15h46
WhatsApp Image 2021-07-17 at 08.55.11.jpeg

Treze socioeducandos do Complexo Lar do Garoto, unidade socioeducativa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), em Lagoa Seca, receberam certificação de conclusão da Oficina de Tecelagem e do Curso de Informática Básica que realizaram no primeiro semestre deste ano, por meio do eixo Profissionalização, Trabalho e Previdência da Instituição.

A certificação, em ato realizado na própria unidade socioeducativa, contemplou sete adolescentes que concluíram a Oficina de Tecelagem Manual, e seis do curso de Informática Básica, realizado em sistema de Educação a Distância (EAD), com certificação garantida pelo Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, 11 deles receberam o certificado, os demais ainda receberão, pois já concluíram suas medidas judiciais na Fundação.

De acordo com Silvana Cibelle, coordenadora do eixo Profissionalização, Trabalho e Previdência, que compõe a Diretoria Técnica da Fundac, a Oficina de Tecelagem já se firmou como polo de profissionalização da instituição, e os cursos EAD voltaram a ser realizados como alternativa de qualificação profissional. “A nós, só cabe a alegria pelo trabalho desenvolvido em prol da socioeducação no Estado”, comentou.

Segundo Lucivaldo Marcos, professor de Tear do Lar do Garoto, ao oferecer estes cursos para adolescentes, é possível despertar neles o interesse pela busca de uma nova profissão que possa contribuir com a melhoria da renda familiar. Além de receberem os certificados, os socioeducandos foram presenteados com um kit de tapetes para suas famílias, que produziram durante as 30 horas de formação.

Já o curso EAD de Informática Básica, conta com o apoio da instrutora Roseluce dos Santos e aconteceu no laboratório de informática da unidade. “Esses dias têm sido de muito aprendizado para mim, acho que essa é a palavra, aprendizado. Consegui ver em cada aluno um interesse muito grande em aprender. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe da Fundac, juntamente com todos aqui do Lar do Garoto, onde nos unimos para transformar a vida destes jovens”, disse.

A instrutora de EAD do Lar do Garoto acredita que ter conhecimentos mínimos em informática é um requisito de sobrevivência nos dias de hoje, seja para o trabalho ou para sua vida acadêmica. “Manipular um computador e dominar os conhecimentos de informática permite que você aumente suas chances de prosperar em todas as áreas”, pontuou.

“Foi importantíssimo para estes jovens realizar este curso, todos os alunos não faltaram um dia às aulas e se mostraram muito interessados. A maioria nunca teve contato com o computador e hoje aprenderam corretamente como utilizar a ferramenta, desde a história da computação até realizar planilhas com fórmulas no Excel. O conteúdo foi muito bom e a cada aula era muito gratificante vê-los aprender”, relatou Roseluce.

Luiz Antônio, diretor do Complexo Lar do Garoto, acredita estar vivendo dias de lutas e vitórias, junto aos que fazem o Sistema Socioeducativo na unidade. “São 13 certificações em duas formações, onde todos tiveram excelência no desempenho. Meus sinceros agradecimentos a toda equipe, e principalmente aos alunos, que se propuseram a participar, se empenhar e merecer a certificação. Mais um grandioso dia de trabalho!”, externou.

Para Janaína Oliveira, coordenadora de profissionalização do Lar do Garoto, a qualificação profissional dos adolescentes se traduz num meio extraordinário de ressocialização. “É uma maneira do adolescente resgatar sua autoestima e se reconhecer como alguém capaz de desempenhar papéis positivos na sociedade”, enfatizou.

A coordenadora lembrou ainda que os cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundac têm um nível bastante elevado e, realmente, qualificam os socioeducandos para o mercado de trabalho. A Fundac e, em especial a unidade Lar do Garoto, estão de parabéns por todo esforço e empenho em preparar nossos adolescentes para uma vida com mais dignidade”, concluiu.