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Socioeducandos do CSE Edson Mota executam projeto de arteterapia

publicado: 25/09/2019 16h06, última modificação: 25/09/2019 16h06
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“O círculo dos sentimentos em busca de uma educação pelas emoções” foi o título escolhido pelos adolescentes que cumprem medidas no Centro Socioeducativo Edson Mota para o projeto de arteterapia que vem sendo desenvolvido por professores da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, na unidade.

A arteterapia vem sendo desenvolvida pela ECIS, no anexo do CSE, desse o ano de 2017. A ideia do professor Luciano Medeiros (Artes) para a nova versão do projeto tem como colaboradores os professores: Wênio Pinheiro (Artes), Fernanda Ferreira (Artes), Geane Almeida (Sociologia), Edson Bernardo e Larissa Farias (Biologia), sob a coordenação de Rute Vieira.

Durante o ano de 2017 e 2018, o projeto foi desenvolvido por meio da eletiva “Arteterapia: Abraçando vidas”. Neste ano de 2019 ele vem sendo desenvolvido nas aulas da base comum e na base diversificada por meio da eletiva “Chora agora e ri depois: O círculo dos sentimentos”, título sugerido pelos alunos em uma atividade da disciplina.

“Este ano o projeto vem trabalhando com base na elementoterapia, que busca a reconexão do ser humano com sua essência ou natureza divina. É um trabalho acima de tudo de autoconhecimento, buscando assim o restabelecer do individuo como um ser capaz de florescer em si as suas melhores qualidades que são sua autotransformação, seu autocontrole, sua autossustentabilidade, bem como o resgate de sua autoestima”, explicou o professor Luciano Medeiros.

O trabalho foi dividido em quatro módulos, cada um regido por um elemento da natureza: o módulo do fogo - A fogueira das emoções; o módulo da água - O espelho da autoestima; o módulo do ar - Florescendo o que há de melhor em mim; e o módulo terra - Moldando a vida que quero para mim.

No módulo “A fogueira das emoções”, os alunos puderam expressar por meio de pinturas aquilo que eles queriam se libertar, colocando na fogueira das emoções sentimentos que os atrapalham ou que eles não queriam mais. No módulo “O espelho da autoestima”, o aluno pode olhar para si e pensar nos seus sentimentos positivos restabelecendo assim o estímulo de resgate da autoestima, colocando para fora essas potencialidades através de pinturas.

Em homenagem ao início da Primavera, nesta segunda-feira (23), os alunos desenvolveram o módulo “Florescendo o que há de melhor em mim”, no qual tiveram a oportunidade de pensar em si como um ser responsável pelo ambiente que os cercam. “Aqui temos trabalhado com matérias sustentáveis estimulando essa capacidade de autossustentação daquilo que já foi percebido nos dois outros módulos”, observou.

“Neste módulo foram trabalhadas vivências de confecção de jarros de plantas totalmente sustentáveis pensando nessa ideia de estimular esse cuidado também com o planeta e o plantio de plantas medicinais, bem como o estudo do sistema de florais da Amazônia, buscando assim uma consciência ambiental e a volta para o saber científico e popular do uso dessas espécies”, justificou o professor.

Já no módulo “Moldando a vida que quero para mim”, os alunos estão trabalhando a capacidade de reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo e refletir sobre a capacidade de transformação do ser humano. Nele são confeccionadas máscaras de jornal e construídos objetos artísticos como a própria estátua do ser humano. Mais uma vez observando o ser humano como agente transformador do ambiente que os cercam desenvolvendo assim o protagonismo.