Notícias

Socioeducandos de Sousa participam de ação realizada pelo Centro Cultural do BNB e conhecem obra e vida do pintor Van Gogh

publicado: 23/05/2023 10h07, última modificação: 23/05/2023 10h07

Vinte e um socioeducandos do Centro Educacional do Adolescente (CEA/Sousa), unidade de internação da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac), participaram de atividade cultural, no último sábado (20), onde conheceram vida e obra do pintor Van Gohg. A ação foi realizada pelo dramaturgo Cearense Rafael Barbosa, por meio da parceria com o Centro Cultural do BNB, na cidade de Sousa.

O momento cultural foi protagonizado pelos professores da Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, Joaquim Oliveira da Silva (polivalente) e Porcina Gomes Furtado de Matos (Artes). No primeiro momento da atividade, o dramaturgo Rafael Barbosa falou um pouco da vida de Van Gogh e das dificuldades que ele passou, despertando a curiosidade entre os socioeducandos.

Durante a atividade, os adolescentes receberam a visita dos realizadores da ‘Contação de História’ na própria unidade de internação e conheceram um pouco da vida e da obra do artista. Na ocasião, os socioeducandos receberam desenhos e tintas para realizar o seu “momento artista”, pintando as reproduções de Van Gohg, onde foram participativos, interagiram com as obras e se interessaram pela pintura.

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, parcerias que levam educação, arte, cultura e profissionalização para dentro das unidades socioeducativas do Estado são sempre muito bem-vindas, ainda mais quando partem de entidades de renome como é o caso do Centro Cultural Banco do Nordeste - BNB, que há um bom tempo contribui com a política de socioeducação no CEA/Sousa.

O Artista - Vincent Willem Van Gogh foi um pintor pós-impressionista neerlandês. Considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, criou mais de 2 mil trabalhos ao longo de pouco mais de uma década, incluindo 860 pinturas a óleo, grande parte das quais, concluídas nos seus últimos dois anos de vida.

As suas obras incluem paisagens, natureza-morta, retratos e autorretratos, caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas, que contribuíram para as fundações da arte moderna e trouxeram distinção para o estilo do pintor.