Notícias

Socioeducandos da Semiliberdade participam de oficina de fotografia

publicado: 21/05/2019 16h10, última modificação: 21/05/2019 16h10

O Governo do Estado, por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida”  (Fundac) vem oferecendo oportunidades inovadoras aos socioeducandos em medida de proteção no estado. Em uma parceria da instituição com a Coordenação de Extensão Cultural (Coex), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os socioeducandos da unidade Semiliberdade estão tendo a oportunidade de participar pela primeira vez de oficinas de fotografia. As oficinas, que iniciaram na semana passada e continuarão sendo ministradas semanalmente, contou com 11 participantes nesta primeira etapa e faz parte de uma das ações do Programa de Formação Cidadã, da Fundac.

Na primeira aula, os internos ouviram explanação sobre a história da fotografia e falaram sobre suas histórias de vida e de vivências que gostariam de guardá-las para sempre em uma foto. Após isso, eles tiveram as primeiras instruções para a utilização da máquina fotográfica.

O socioeducando D. H., de 17 anos, disse estar animado para participar das próximas aulas. Contou que já tirou fotos com o celular, mas que não imaginava o quanto interessante é uma máquina fotográfica. E que “não fazia ideia que precisava estudar para fazer uma foto e que muito menos isso seria uma arte”.

Já J.H, de 17 anos, falou da novidade em sua vida: “É muito legal. Nunca tive a oportunidade de fazer algo parecido. Inclusive em casa não tenho álbum de fotografias”.

O vice-diretor da Unidade de Semiliberdade,Wellington Fernandes, observa que as oficinas irão desenvolver novas habilidades aos socioeducandos e pode propiciar o surgimento de talentos. “A atividade realizada na unidade está sendo fantástica. A fotografia futuramente pode ser usada como ferramenta de trabalho. Os professores têm uma ótima didática. O tema e a novidade da atividade despertaram o interesse e a imaginação dos meninos”, disse Fernandes.