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Socioeducandos da Fundac participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2023

publicado: 10/10/2023 11h25, última modificação: 10/10/2023 11h35

A 18° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas chegou na sua segunda fase e seis adolescentes e jovens que cumprem medidas nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) tiveram a oportunidade de realizar as provas do certame, na tarde do sábado (7).

A primeira etapa da OBMEP aconteceu dia 30 de maio e contou com a participação de 46 socioeducandos, alunos da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, em João Pessoa, e da Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha, em Lagoa Seca.

A segunda fase da Olimpíada contou com a presença dos alunos que tiraram as melhores notas na primeira etapa e ainda se encontravam em cumprimento de medidas judiciais no Centro Educacional do Jovem (CEJ), no Centro Educacional do Adolescente (CEA), no Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha, no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos.

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, a Educação é a principal ferramenta para a ressocialização de adolescentes e jovens dentro do Sistema Socioeducativo. “Inserir socioeducandos em ações pedagógicas que estimulem a aprendizagem nos diversos âmbitos da Educação é uma forma de prepará-los para um futuro com mais oportunidades de reinserção social”, enfatizou.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

O certame foi criado em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, e tem como objetivos principais: contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, como também, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas.