Sobe para sete o número de medalhas da Paraíba nos Jogos da Juventude 2022

publicado: 05/09/2022 08h48, última modificação: 05/09/2022 08h48

A Paraíba aumentou para sete o número de medalhas conquistadas nos Jogos da Juventude 2022, após mais dois pódios, nesse domingo (4),  na natação em Aracaju (SE). Daniel Azevedo foi ouro nos 50 metros nado costa e Isabela Garcia, bronze nos 200 metros medley e agora em dois dias de competição, no quadro geral de medalhas, a delegação paraibana ocupa a quarta posição no geral com duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, ficando até agora atrás apenas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Na história do evento, que é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e que reúne atletas de 15 a 17 anos, foi o melhor início de competição que a Paraíba já conseguiu. “Dois dias e já são sete medalhas, ou seja, um começo jamais visto. É uma prova de que o desporto escolar na Paraíba vem fazendo a coisa certa, organizando os Jogos Escolares e Paraescolares seguindo um padrão onde as etapas regionais e estaduais acompanham esse modelo de organização que o COB traça”, observou Ricardo Ambrósio, dirigente da delegação paraibana.

“As chances de aumentar o número de medalhas é um fato concreto pois ainda teremos muitas modalidades a serem disputadas, entre elas a luta olímpica, que tem uma tradição de sempre conquistar muitas medalhas nesses Jogos. Mas aproveito a oportunidade de parabenizar essa equipe de natação que sozinha foi responsável por sete medalhas e isso graças ao empenho de cada um junto com o trabalho da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer [Sejel], responsavel por realizar as 14 etapas regionais dos Jogos Escolares e Paraescolares bem como as etapas estaduais”, frisou Harlen Vilarim, secretário executivo de Esporte e Lazer.

Os Jogos da Juventude 2022 vão até o dia 18 deste mês de setembro e as modalidades em disputa são: natação, luta olímpica, taekwondo, atletismo, badminton, tênis de mesa, ciclismo, ginástica, handebol, basquete, judô, vôlei e futsal. A delegação da Paraíba conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Sejel.