Notícias

Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens: debates integram Governo Federal, Universidade e estados vizinhos

publicado: 15/08/2024 08h46, última modificação: 15/08/2024 08h47
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-08-14 at 20.28.19.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 20.27.44.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-14 at 20.28.41.jpeg

Palestras, intercâmbio de ideias e muito aprendizado fecharam o II Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens, nessa quarta-feira (14). O segundo dia do evento, realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), contou com a participação de especialistas acadêmicos e gestores de órgãos nacionais de recursos hídricos.

A programação do encerramento foi aberta pela professora da Universidade Estadual da Paraíba, Maria Adriana Ribeiro, que detalhou os “Impactos Ambientais e Sociais das Barragens”. Em seguida, foi a vez do coordenador de Fiscalização de Segurança de Barragens da Agência Nacional das Águas (ANA), Josimar Alves, que falou sobre a “Evolução do Planos de Segurança e Planos de Ação Emergencial na Fiscalização da Aprendizados e Perspectivas Futuras”. Durante a tarde, o evento contou com a palestra “Aplicabilidade da Lei de Segurança de Barragens no Estado do Rio Grande do Norte: Desafios e Perspectivas Futuras”, com o coordenador de Operações e Manutenção do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Anderson Barbosa de Oliveira, e as pesquisadoras Fernanda Morais Lima e Jeovana Cecília Fernandes da Silva.

No encerramento do simpósio, o coordenador-geral do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Tiago José Barros Portela, apresentou o programa de Gestão de Segurança das Barragens do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). “Uma apresentação não; foi uma verdadeira aula”, conforme avaliou o presidente da Aesa, Porfírio Catão.

“Percebam a importância desse simpósio, onde vemos aqui um dos maiores nomes na construção e segurança de barragens, envolvido no maior projeto do tipo no País, que é o PISF. Tiago Portela mostrou aqui a construção, a elaboração do plano, a implementação, a execução, e o sucesso de todo o projeto. De fato, estamos muito gratos porque foi um momento que veio coroar nosso evento em sinergia e conhecimento”, destacou o presidente.

Para fechar, Porfírio Catão, fez um convite para um evento ainda maior. “Em 2025, de 26 a 30 de maio, teremos o prazer de realizar o II Fórum Brasil das Águas, o III Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos, o III Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens e o III Simpósio Brasileiro de Integração de Regulação, todos no Centro de Convenções de João Pessoa”, anunciou ele.

O II Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens foi realizado nessa terça (13) e quarta-feira (14), no auditório da Asplan, em João Pessoa. O evento contou com a participação de estudantes, empreendedores, agricultores, proprietários de terras com barragens, representantes de prefeituras, gestores de órgãos ligados ao setor e todos os membros do Sistema Nacional de Recursos Hídricos.