Notícias

Simpósio das Mulheres no Trânsito chega a João Pessoa

publicado: 22/03/2024 10h10, última modificação: 22/03/2024 10h10

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) em parceria com a Seccional da OAB na Paraíba, Polícia Rodoviária Federal (PRF-PB) e Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-João Pessoa) realizou, nessa quinta-feira (21), a quarta edição do Simpósio das Mulheres no Trânsito, que promoveu o debate em torno do comportamento seguro e responsável das condutoras de veículos nas vias e rodovias estaduais e federais.

O evento foi realizado no auditório da OAB-PB, em João Pessoa, com a participação do presidente da entidade, Harrison Targino; do superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto; da diretora de Operações do Detran, Roberta Neiva; da presidente da Comissão Especial de Trânsito da OAB, Giordana Coutinho, além de representantes da Secretaria da Saúde, de servidores das entidades e órgãos envolvidos e de alunos do Colégio da Polícia Militar da Paraíba.

Durante o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Detran-PB iniciou a série de simpósios alusivos às mulheres no trânsito, englobando as cinco regiões do estado. A primeira aconteceu no município de Patos, seguida por Cajazeiras e Guarabira. Após essa edição, em João Pessoa, o encerramento será nesta terça-feira (26), na sede da OAB de Campina Grande.

O simpósio foi aberto pelo presidente da OAB, Harrison Targino, que deu as boas-vindas a todos os presentes, destacando a importância do evento e o reconhecimento da competência das mulheres, “que desenvolvem mais habilidade no trânsito”.

Já o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, ressaltou que o mês é de sensibilização. “O ideal seria que não houvesse necessidade de se criar um dia para discutir e homenagear as mulheres, mas há uma distorção e não existe igualdade de gêneros na nossa sociedade”. E conclamou por mais motoristas mulheres, para garantir um trânsito mais seguro e harmonioso.

Palestras - As palestras foram proferidas pela coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, seguida pela coordenadora de Educação para o Trânsito da Semob João Pessoa, Gilmara Branquinho, e pelas inspetoras da PRF, Thayse Madeira e Tatiane Frade.

Para Ariana Nogueira, os números mostram uma realidade contrária “aos jargões machistas que se popularizam no trânsito”. Segundo ela, com base em dados nacionais de 2022, dos 3.361 condutores que morreram em decorrência de acidentes de trânsito, 92,7% eram homens, enquanto apenas 7,3% eram do sexo feminino. Quando considerado o número total de mortes, incluindo passageiros e pedestres, esse índice chega a 82,5% de homens e 17,5% de mulheres.

Já na Paraíba, em 2023, das 788 vítimas fatais de acidentes de trânsito, 686 (87%) eram homens e apenas 102 (13%) eram mulheres. Do total de 1.120.279 condutores habilitados no estado, 329.218 (29,4%) são mulheres e 791.061 (70,6%) são homens.

No tocante às infrações cometidas no ano passado, foram notificados 51.015 condutores, sendo 46.365 (90,89%) homens e 4.650 (9,11%) mulheres.