Setembro Amarelo: Hospital Regional de Cajazeiras instala mural com mensagens sobre prevenção do suicídio

publicado: 03/09/2024 16h26, última modificação: 03/09/2024 16h26
painel 02.jpeg

O Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, integrante da rede hospitalar do Governo da Paraíba, em Cajazeiras, instalou um mural para conscientizar o público interno e externo sobre o “Setembro Amarelo”, uma campanha nacional que visa prevenir e reduzir os índices de suicídio no Brasil.

No mural, a frase ‘Ei, olha aqui a pessoa mais incrível que você vai ver hoje!’ desperta a curiosidade de funcionários, usuários e acompanhantes de pacientes. Ao se aproximarem, eles veem sua própria imagem refletida em um espelho, criando um momento de surpresa e de valorização da vida.

A iniciativa do setor de psicologia do HRC ressalta a importância de a população estar sempre atenta à saúde mental, promovendo tanto a prevenção ao suicídio quanto a valorização pessoal. A coordenadora do setor, Edna Thaís, destaca que diversas outras atividades estão programadas ao longo do mês.

“Trabalhamos durante todo o mês para enfatizar a importância de falar sobre o tema, de valorizar a vida e de olhar mais atentamente para as pessoas que precisam de ajuda. Embora esse tema deva ser abordado o ano todo, neste mês ele ganha um destaque especial, com várias ações voltadas para o cuidado com a saúde mental e a valorização da vida. Devemos falar abertamente sobre isso, para que possamos perceber os sinais de alerta e oferecer a ajuda necessária às pessoas em fragilidade emocional,” disse Edna Thaís.

Para a diretora-geral do Hospital Regional de Cajazeiras, Jacilene Eduardo de Sousa, discutir o assunto é essencial. “O suicídio é um tema muito delicado. Por isso, é importante que se fale cada vez mais abertamente sobre o assunto, seja com pacientes, acompanhantes ou funcionários, pois não sabemos como cada um lida com as adversidades do dia a dia. As pessoas devem buscar ajuda sempre que necessário, e nossa equipe de psicólogos está à disposição para conversar com aqueles que precisam,” afirmou a diretora.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. Para Jacilene Eduardo, iniciativas como essa são essenciais para promover o diálogo e oferecer apoio a quem necessita. “Voltamos à temática para enfatizar a valorização da vida, o quanto ela é importante, e para lembrar que, por mais problemas que possamos enfrentar, é fundamental termos autocuidado. É essencial que todos se unam nessa causa e ajudem a disseminar informações sobre saúde mental, para que possamos construir um mundo mais saudável e acolhedor para todos”, finalizou Jacilene Eduardo.