SES retoma atividades do Ciclo de Atualização em Saúde Bucal

ses atualizacao da saude bucal e emergencias medicas odontologicas (1).jpg
ses atualizacao da saude bucal e emergencias medicas odontologicas (2).jpg
ses atualizacao da saude bucal e emergencias medicas odontologicas (3).jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promoveu, na tarde desta sexta-feira (13), mais uma atividade do Ciclo de Atualização em Saúde Bucal. O evento, que aconteceu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH/PB), contou com a participação do professor Fabiano Gonzaga Rodrigues, que ministrou a palestra sobre o tema “Emergências Médicas em Odontologia”.

Participaram da atividade alunos e profissionais que atuam na rede de serviços de saúde bucal no SUS. O Ciclo é uma estratégia que a SES adotou desde o ano passado como forma de manter os profissionais da Rede de Atenção Básica constantemente atualizados. “Nossa intenção é descentralizar essas atividades. Entendemos que João Pessoa tem uma grande quantidade de apoios, equipes e equipamentos que podem, sim, auxiliar os profissionais, mas queremos que outras regiões tenham as mesmas oportunidades. Vamos levar as capacitações para Campina Grande e Patos, por exemplo. Nós, na SES, temos a visão dos dados, entretanto esses colaboradores trazem a realidade do dia a dia no serviço. Nosso contato estreito com os municípios faz com que as estratégias traçadas sejam ainda mais eficientes”.

O coordenador de Saúde Bucal da SES, Marcílio Araújo, reforçou que todos os meses o Ciclo de Atualização aborda temas diferentes. “Dessa vez, abordamos as emergências médicas em odontologia. É um tema bem atual, muito discutido. Em muitos países do mundo a odontologia tem tanta importância quanto a medicina. E isso porque a saúde e as doenças começam pela boca. A odontologia está intimamente ligada com a medicina e é muito importante que profissionais e gestores tenham esta consciência”, pontuou Marcílio.

O Ciclo começou através da parceria com a UFPB e faz parte do curso de extensão da pós-graduação em odontologia. A SES, inclusive, pretende expandir as capacitações para outras universidades, como a UEPB, e incluir profissionais além dos odontólogos, a exemplo de enfermeiros, médicos e agentes de saúde.

“Essas atividades surgem da demanda de aproximação da Universidade com os serviços de saúde. É uma necessidade contínua! Nós oferecemos a capacitação e é muito importante a comunicação com os gestores e colaboradores municipais. A troca de experiências é bem positiva e eles repassam as necessidades para futuras atualizações”, comentou o professor Fabiano Gonzaga Rodrigues.