SES realiza encontro de colegiado com coordenadores municipais de Saúde Mental

publicado: 03/05/2018 00h00, última modificação: 29/05/2019 15h33
ses-faz-encontro-do-colegiado-e-coordenadores-estaduais-de-saude-mental_foto-ricardo-puppe-2.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou nesta quinta-feira (3) a VIII Reunião de Colegiado dos Coordenadores de Saúde Mental da Paraíba. O encontro aconteceu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), com a presença de representantes de mais de 100 municípios. Durante todo o dia foram discutidos diversos temas relacionados à Rede de Atenção Psicossocial, como portarias, modelagem de redes, monitoramento e cronograma de atividades. No período da tarde, houve atividades dirigidas em grupos, além de uma plenária geral encerrando a reunião.

A coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz, agradeceu a participação dos municípios e ressaltou a importância do trabalho para o bem-estar do paciente de saúde mental. “Estou feliz pela grande adesão dos municípios, estamos com o auditório lotado de profissionais que estão aqui buscando sempre melhorar os serviços de saúde mental. Realizamos essa reunião anualmente para tratar de assuntos e pautas de extrema importância para o bom andamento dos serviços. E vem dando muito certo, pois a Rede Estadual de Saúde Mental atende aproximadamente 25 mil pessoas por ano, trazendo humanização e qualidade de vida para estes pacientes. Reconhecemos o nosso trabalho, mas buscando sempre maneiras de melhorar os serviços oferecidos a essa população”, disse.

Shirlene lembrou ainda que este mês será realizada a VIII Semana Estadual de Luta Antimanicomial, quando usuários, familiares e governo se unem para lutar pelo fortalecimento da Rede Psicossocial em todas as regiões da Paraíba e do país. “Estamos organizando o calendário de atividades deste ano, que, assim como nos anos anteriores, se encerrará com uma grande marcha. A Semana Estadual de Luta Antimanicomial vem se tornando um ato tradicional da nossa luta. É um momento de muita interação e, com isso, a Paraíba está, cada vez mais, fortalecendo a sua militância em relação à saúde mental”, concluiu.

A Rede de Atenção Psicossocial da Paraíba possui a maior cobertura de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) por número de habitantes do Brasil, com 105 unidades. A Rede é formada, além dos Caps, por unidades de serviços: Unidades de Saúde da Família (USF), Consultórios na Rua, Centros de Convivência, Samu, UPA, Salas de Estabilização, Leitos de Saúde Mental em hospitais gerais, unidade de acolhimento, residências terapêuticas, Programa de Volta Pra Casa e iniciativas de geração de emprego e renda.