Notícias

SES realiza capacitação sobre hanseníase para médicos e enfermeiros

publicado: 22/08/2019 16h52, última modificação: 22/08/2019 16h52
1 | 4
Fotos: Ricardo Puppe
2 | 4
3 | 4
4 | 4
SES realiza capacitacao sobre hanseniase a profissionais da saude_foto ricardo puppe (4)d.jpg
SES realiza capacitacao sobre hanseniase a profissionais da saude_foto ricardo puppe (1)a.jpg
SES realiza capacitacao sobre hanseniase a profissionais da saude_foto ricardo puppe (2)b.jpg
SES realiza capacitacao sobre hanseniase a profissionais da saude_foto ricardo puppe (3)c.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde realizou, nesta terça (21) e quarta-feira (22), mais uma etapa do projeto de qualificação de profissionais de saúde para hanseníase para enfermeiros e médicos dos municípios de Santa Rita e Bayeux. A ação acontece em parceria com o Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a coordenação do Dr. Maurício Nobre, dermatologista no RN e consultor do MS, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS); e Geisa Cristina Pereira Campos, tutora do projeto de capacitação para profissionais de saúde em diagnóstico e manejo clínico da hanseníase.

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da SES, Anna Stella Pachá, o objetivo do projeto é trabalhar o diagnóstico da hanseníase na teoria e na prática, em municípios com alta endemicidade (doença comum em um local). “A capacitação é direcionada a agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos, para que haja melhor detecção e que identifiquem e realizem o diagnóstico precoce na própria unidade de saúde, sem precisar redirecionar o usuário ao serviço de referência estadual”, explicou.

A capacitação foi dividida em três etapas, com explicações distintas, no tocante à notificação, medicamentos, exames físicos e toda a parte neurológica do paciente, na identificação de novos casos da doença, para avaliação junto aos profissionais de saúde das cidades de Santa Rita e Bayeux. Na última semana, a Secretaria realizou uma capacitação com mais de 200 Agentes Comunitários de Saúde para a realização da busca ativa desses pacientes. "Na quarta, 21, foi realizada a capacitação teórica para enfermeiros e médicos de todas as unidades básicas de saúde dos municípios de  Santa Rita e Bayeux e hoje, dia 22, estamos no Complexo Clementino Fraga, unidade de referência para as doenças infectocontagiosas no estado, realizando a parte prática da capacitação para os profissionais desses municípios que atuam em áreas com maior número de casos ", pontuou Anna Stela.

Uma das facilitadoras da capacitação foi a enfermeira Suzete Farias. Ela trabalha no Hospital Giselda Trigueiro, unidade de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas na cidade de Natal-RN. A profissional considerou a capacitação em hanseníase muito enriquecedora, destacando a participação efetiva dos profissionais envolvidos. “Esse compartilhamento de informações e de troca de experiências é extremamente necessário porque nós precisamos de pessoas que literalmente vistam a camisa da hanseníase e que busquem dar o máximo de apoio ao serviço”, destacou.

Além da qualificação para os profissionais dos municípios de Bayeux e Santa Rita, foi firmado também o apoio em campanhas posteriores, para dar continuidade ao trabalho de prevenção e tratamento da hanseníase.