Notícias

SES realiza capacitação para melhoria de coberturas vacinais na Paraíba

publicado: 11/05/2022 15h48, última modificação: 11/05/2022 15h48

A Secretaria de Estado da Saúde reuniu, nesta quarta-feira (11), representantes das 12 gerências de saúde da Paraíba para discutir as estratégias de fortalecimento da vacinação no estado. A capacitação teve o foco nos índices de campanhas vacinais e na qualificação das equipes de saúde primária para a observação contínua das mais de mil salas de vacina e alimentação dos sistemas de monitoramento. 

Esta foi a primeira reunião quadrimestral entre a SES e as gerências de saúde realizada de forma presencial desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020. De acordo com a gerente da Vigilância de Saúde do Estado, Talita Tavares, o momento é oportuno para discutir as metas de cobertura vacinal de rotina e as estratégias para melhorar as estatísticas e a proteção da população.

"Tomando como exemplo a campanha de vacinação mais recente, a do sarampo, que teve início em 4 de abril, temos uma cobertura de 35,61%, quando a meta é de 95% do público alvo, que compreende crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores em saúde. É preciso lançar mão de estratégias como a busca ativa para melhorar a cobertura vacinal, e consequentemente para que doenças já erradicadas no país não retornem", explica.

Ainda de acordo com a gerente da Vigilância de Saúde do Estado, a Paraíba tem investido em ações de conscientização, bem como na qualificação e incentivo de profissionais para que os municípios  melhorem  os índices na vacinação de crianças, jovens e adultos.

“A SES, junto com a Escola de Saúde Pública (ESP), realizou a seleção de bolsistas para enfermeiras com expertise em imunização com o objetivo de fortalecer a estratégia de vacinação. Só nesta qualificação de enfermeiros, estão sendo investidos aproximadamente R$ 500 mil”, ressalta. A seleção está em fase de comprovação de documentos, que vai até esta sexta-feira (13). Até o fim de junho, os 32 profissionais de saúde participarão da capacitação que será de 40h semanais.