Notícias

SES realiza busca ativa de hanseníase e capacita profissionais em Cajazeiras

publicado: 11/10/2019 17h20, última modificação: 11/10/2019 17h20
1 | 3
2 | 3
3 | 3
ses capacitacao hanseniase cajazeiras sertao pb (1).jpg
ses capacitacao hanseniase cajazeiras sertao pb (2).jpg
ses capacitacao hanseniase cajazeiras sertao pb (3).jpg

A Secretaria do Estado da Saúde promoveu uma capacitação sobre hanseníase para os profissionais da atenção básica no município de Cajazeiras, Alto Sertão da Paraíba. A busca ativa foi realizada nesta sexta-feira (11), após três dias de palestras. A iniciativa dá continuidade ao projeto do Ministério da Saúde, executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para formação dos Profissionais de Saúde no Diagnóstico e Manejo Clínico da Hanseníase, em localidades endêmicas. Em setembro a ação contemplou o município de Bayeux e Santa Rita, na região metropolitana do Estado.

No primeiro momento, foi apresentada a palestra do médico representante e assessor do Ministério da Saúde, Dr. Maurício Nobre, abordando assuntos sobre identificação, diagnóstico, tratamento e manejo clínico em casos da doença. O público alvo foram os profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros que atuam nos Postos de Saúde da Família (PSFs), bem como Agentes Comunitários de Saúde - ACSs.

A busca ativa, em parceria com o município de Cajazeiras, foi realizada nos bairros da cidade, onde foram identificados alguns casos suspeitos da doença. Os trabalhos foram desenvolvidos nos ESFs dos bairros de Capoeiras, Sol Nascente, Cristo Rei, Centro, Populares e São Francisco. Durante a ação, foram atendidos 39 pacientes, dos quais sete procuraram avaliação pós-alta e quatro já em tratamento para reavaliação. Até o momento foram detectados dois novos casos e uma reincidência.

O diagnóstico da hanseníase é baseado em sinais fáceis de serem observados e se caracterizam por lesões na pele com alteração de sensibilidade ao calor e ao frio (dormência). A orientação padrão do Ministério da Saúde é para que pessoas que notem manchas pelo corpo procurem tratamento específico na unidade de saúde mais próxima.

A gerente regional de saúde (9ª GRS), Amélia Fonseca, alertou a população no que diz respeito a procura pelo diagnóstico em casos de suspeita da doença. Ela informou que a hanseníase tem cura e os medicamentos e acompanhamentos são oferecidos gratuitamente pela rede pública de saúde; e reforçou que quanto mais cedo o diagnóstico, mais tranquilo e eficaz será o tratamento.