Notícias

SES realiza ação para a prevenção de ISTs na Funad

publicado: 09/03/2020 18h40, última modificação: 09/03/2020 18h40
1 | 2
2 | 2
ses teste rapido e prevencao a ists funad (1).jpeg
ses teste rapido e prevencao a ists funad (2).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma ação com testes rápidos de sífilis e hepatites B e C, nesta segunda-feira (9), para o público da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). A oferta do serviço de saúde fez parte da semana alusiva ao dia da mulher, comemorada internacionalmente no dia 8 de março. O evento foi voltado para pacientes, acompanhantes e servidores da Funad, com o foco nas mães e responsáveis que frequentam a fundação para o tratamento dos filhos.

A ação enfatizou e orientou sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), cuja contaminação ocorre por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo, ou de mãe para filho, durante a gestação. Em 2019, foram notificados 1.923 casos de sífilis na Paraíba. A 1ª Região de Saúde é a que concentra maior percentual dos casos, com mais de 70% dos registros, sendo os municípios de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo com maior número de casos.

De acordo com a técnica da gerência operacional de IST/AIDS e hepatites, Mailsa Gomes, os testes são simples e os resultados ficam prontos em torno de 30 minutos. O teste rápido permite um diagnóstico precoce para o tratamento das doenças. Ela explica como é feita a abordagem com o paciente. “Temos uma conversa prévia sobre o teste, que chamamos de pré-aconselhamento e em seguida conversamos com a pessoa sobre a prevenção, caso negativo, e abordamos a questão do tratamento e transmissibilidade em caso do resultado do exame ser positivo”, explicou a técnica.

Para a artesã Maria Lourdes Silva, que frequenta a Funad diariamente por conta dos dois filhos, o serviço oferecido na semana da mulher foi importante, já que facilita o acesso às orientações em sua rotina. “Eu mesma nunca tinha feito esses exames, minha semana é toda aqui por conta dos meus filhos e fazendo as coisas em casa, nem sempre eu tenho tempo de ir no posto para me cuidar. Para gente é uma oportunidade”, frisou a artesã.

Os testes estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde. O tratamento para as hepatites é realizado em unidades de referência. Em João Pessoa é feito pelo Hospital Clementino Fraga. Já em relação à sífilis, após o diagnóstico, o tratamento é feito por meio da atenção básica, na Unidade de Saúde da Família.