SES promove oficina sobre Modelagem das Redes de Atenção à Saúde

publicado: 05/09/2019 15h50, última modificação: 05/09/2019 15h51
ses oficina de modelagem das redes de atencao a saude e participacao do conass (1).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu dois dias de oficina sobre Modelagem das Redes de Atenção à Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A agenda aconteceu na quarta (5) e quinta-feira (6) e teve como público-alvo gerentes, coordenadores e técnicos da SES, além de representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho de Secretários Municipais da Paraíba (Cosems).

O objetivo da oficina foi promover a discussão sobre a organização das Redes de Atenção à Saúde com a equipe. De acordo com a técnica do Conass e facilitadora, Cristina Amaral, essa capacitação está relacionada ao apoio do Conselho no processo de Planejamento Regional Integrado (PRI) nos estados.

“O Planejamento Regional Integrado visa organizar a Rede de Serviços. E isso nada mais é do que buscar identificar o caminhar do paciente dentro da Rede. A opção é por um modelo de atenção baseado na Rede e, para isso, o planejamento deve buscar a concretização desse modelo, para ele sair do papel e vir efetivamente para a prática. Então, é muito importante, na hora de planejar, a gente fazer isso junto, pois esse planejamento tem que fazer sentido, tanto para o Estado, quanto para o município e União, todos que fazem parte do sistema”, explicou.

A oficina foi composta por uma parte teórica e exercício prático, como uma espécie de simulado com a programação de algumas Redes que deram certo em outra região, como a materno-infantil.  “A gente vai desde a identificação da população até a programação para a atenção primária, para a atenção secundária e para atenção terciária. Propomos a elaboração de uma matriz de competência dos pontos de atenção da Rede. A proposta é trabalhar a mudança do processo de trabalho, a mudança na forma de fazer planejamento. Para isso usamos uma metodologia orientada pela resolução tripartite”, pontuou.

Para o gerente de Planejamento e Gestão da SES, Marcelo Mandu, a agenda visa identificar o cenário atual da secretaria e propor a construção do plano regional, em especial para as Redes materno-infantil e de doenças crônicas. “O objetivo do estado é prestar uma atenção de qualidade para a população. Essa é a nossa finalidade”, afirmou.

Cristina Amaral elogiou a motivação da equipe da SES. “A gente teve uma conversa muito boa. Percebemos aqui uma equipe com vontade e isso é fundamental. A equipe acredita na capacidade de fazer essa transformação”, concluiu.