SES promove oficina sobre importância da amamentação

publicado: 25/09/2019 15h37, última modificação: 25/09/2019 15h37
ses e ms promovam oficina sobre amamentacao (1).jpeg
ses e ms promovam oficina sobre amamentacao (2).jpeg
ses e ms promovam oficina sobre amamentacao (3).jpeg
ses e ms promovam oficina sobre amamentacao (4).jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da área técnica de Alimentação e Nutrição, em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu nesta terça (24) e quarta-feira (25) uma oficina sobre amamentação. A capacitação, que teve carga horária de 16 horas, formou 32 profissionais de saúde que atuam com aleitamento materno nos Hospitais Amigo da Criança no Estado, além de representantes de gerências regionais de saúde.

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da SES, Kamilla Capistrano, o intuito da oficina é formar os profissionais para que eles propaguem a importância da amamentação, abordando corretamente, escutando, aconselhando e compreendendo as mães que chegam até eles.

“O curso é fantástico porque tem uma metodologia dinâmica e ativa, ou seja, não fica preso a aulas formais, e, além disso, traz muitas novidades, mesmo para quem já é mais experiente. A partir de amanhã, esses profissionais já vão poder colocar na prática os conhecimentos adquiridos, sendo multiplicadores nas suas unidades. Nosso objetivo é fazer essa oficina mais vezes para poder abarcar cada vez mais profissionais e, consequentemente, incentivar o aleitamento materno em todo o Estado”, pontuou Kamilla.

A capacitação incentiva, sobretudo, o aconselhamento, que é uma metodologia específica do saber escutar e aceitar a decisão da família com relação ao aleitamento materno. “Esse curso existe desde a década de 90. Ele leva esses trabalhadores, que lidam diretamente com a promoção à amamentação, a saberem lidar com as famílias, no sentido de ouvir essas pessoas, acolher, entender e ajudar essa família a ter a melhor decisão com relação à alimentação da criança que é, com certeza, iniciar a vida com o aleitamento materno. A forma de conversar com a família faz toda a diferença na hora da decisão em amamentar ou não”, explicou a consultora técnica do Ministério da Saúde, Renara Guedes.

Laura Fernandes é nutricionista do Banco de Leite Anita Cabral há três anos. Levando em consideração a importância do compartilhamento de experiências com outros profissionais, ela comentou que “a oficina foi super importante porque, diante da rotina corrida de atendimento, alguns detalhes vão ficando esquecidos”. Ela frisou ainda que no Brasil existe uma política muito positiva de incentivo à amamentação, mas na prática a realidade é bem desafiadora. “Por isso, é sempre válido entender a melhor maneira de abordar as mães e mostrar que a amamentação é essencial para a saúde dela e do bebê”, afirmou.