SES inscreve para programas de residência médica e bolsas podem chegar a R$ 10 mil

publicado: 03/12/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 16h15

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos ( Cefor-PB) está com as inscrições abertas, até o próximo dia 14, para os 10 Programas de Residências, sendo duas Multiprofissonais: uma em saúde coletiva e uma em saúde da criança; uma Uniprofissional da Saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e sete Residências Médicas (anestesiologia, medicina intensiva, área básica de cirurgia, pediatria, ortopedia e traumatologia, medicina de família e comunidade, ginecologia e obstetrícia).

Os valores das bolsas são a partir de R$ 3.300 até R$ 10 mil, para Medicina de Família e Comunidade. Maiores informações pelo nº 3214-1732 (Cefor-PB).

Todos os cursos começarão no dia 1º de março de 2019. Para as Residências Multi e Uniprofissional está sendo cobrada uma taxa de R$ 200 e para as Residências Médicas, R$ 300,00. As inscrições podem ser feitas no link http://moodle.saude.pb.gov.br/cadastro/formulario.php

O Programa de Residência em área profissional da saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial possui como sede o Hospital de Emergência e Trauma, de Campina Grande, onde serão realizados os módulos teóricos e práticos obrigatórios. São duas vagas para odontólogos.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (Remusc) tem como sede o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa e o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, onde será realizada a maioria de suas atividades. Serão 13 vagas, distribuídas entre as categorias, sendo quatro para graduados em Enfermagem; duas para Farmácia; duas para Fisioterapia; uma para Fonoaudiologia; duas para Nutrição; uma para Psicologia e uma para Serviço Social.

O Programa Multiprofissional de Residência em Saúde Coletiva, com foco na gestão em saúde e ênfase no planejamento, redes de atenção à saúde e na educação em saúde, terá como sede as Gerências Regionais de Saúde do Estado, e rodízios em serviços das Redes de Atenção à Saúde (RAS), bem como na gestão estadual (SES). A área de abrangência da RMSC compreende a 3ª macrorregião de saúde (alto sertão), composta pelas Gerências de Catolé do Rocha (8ª Região de Saúde), Cajazeiras (9ª Região) e Sousa (10ª e 13ª Regiões).

Serão 12 vagas, sendo duas para Enfermagem; uma para Farmácia; duas para Fisioterapia; uma para Odontologia, duas para Nutrição, duas para Psicologia e duas para Serviço Social.

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.

Os Programas de residências médicas são oferecidos para Anestesiologia, Área Básica de Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria. Têm sede em diversos serviços hospitalares do estado: Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; Arlinda Marques; Hospital Edson Ramalho e Maternidade Frei Damião.

Além disso, utiliza-se ainda como campo de prática os Hospitais Regionais de Cajazeiras e Sousa e mantem convênios com o Napoleão Laureano; Clínica Dom Rodrigo; Santa Isabel; Cândida Vargas; Trauminha; Policlínica de Cajazeiras; UPA de Cajazeiras; Caps de Cajazeiras e Souza e Clínica Escola da Faculdade Santa Maria como campos de práticas das urgências e emergências clínicas e cirúrgicas, além do atendimento ambulatorial nas clínicas especializadas.

Estão sendo oferecidas quatro vagas para Anestesiologia; seis para Medicina de Família e Comunidade; quatro para Medicina Intensiva; quatro para Ortopedia e Traumatologia; cinco para Pediatria; duas para Ginecologia e Obstetrícia e duas para Área Básica em Cirurgia.