SES discute política em saúde com profissionais do SUS e estudantes

publicado: 27/09/2019 17h16, última modificação: 27/09/2019 17h16
ses sus politica em saude (1).jpeg
ses sus politica em saude (2).jpeg
ses sus politica em saude (4).jpeg
ses sus politica em saude (6).jpeg

Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), militantes, graduandos e pós-graduandos em Saúde Coletiva participaram da “Oficina de Formação Política em Saúde”, em João Pessoa e Campina Grande. Compareceram cerca de 100 participantes, nas duas cidades. Com o objetivo de ter uma reflexão crítica da saúde pública, na capital, o evento aconteceu nesta quinta-feira (26), à noite, no Cefor-PB, e em Campina, ocorreu no período de 21 a 25 de setembro, na Sociedade Odontológica de Campina Grande.

Para a secretária executiva da Saúde (SES), Renata Nóbrega, a oficina foi um momento de buscar o fortalecimento de profissionais de saúde, movimento social em defesa da saúde pública. “A SES e o Cefor-PB trouxeram esse curso para ampliação do diálogo sobre a política na perspectiva da saúde, fomentando a educação e o diálogo de forma permanente no SUS, com vistas a melhorar o discurso e o pensar na política pública de saúde”, disse a diretora geral do Cefor-PB, Vanessa Cintra.

As oficinas foram ministradas pelos professores Áquilas Mendes (USP) e Leonardo Carnut (Unifesp). “Temos que entender que saúde é vida e ter a capacidade de um visão crítica para pontuar os enfrentamentos para manter o SUS vivo”, sugeriu Áquilas, dentro do tema “Do subfinanciamento ao desfinanciamento do SUS”. Já Leonardo começou sua apresentação fazendo uma pergunta instigante. “Até que ponto o SUS vai sobreviver?”

Ainda foram apresentados os temas “A saúde como negócio?”; “A política pública é política? Onde está o SUS?”; “Reforma Sanitária Brasileira: quais são os rumos?”; “O que fazer? Dilemas e perspectivas para a Saúde Coletiva” e “O Estado brasileiro e a Constituição Cidadã: Direitos reconhecidos ou negados?”

Durante as Oficinas foram apresentados os números do desfinanciamento do SUS. Em 2019, o SUS perdeu 9,7 bilhões e, de acordo com dados do Banco Mundial, entre os anos de 2009 e 2015, entre os países com sistemas universais de saúde, foi investido no Brasil uma média de 3,9% do gasto público em saúde. Em países como a Cuba, França e Alemanha são investidos, anualmente, 10,6%; 8,7% e 9,4%, respectivamente.

A constatação do estudo é que, apesar do avanço do SUS, o Brasil está distante da dedicação dos países com sistemas universais com gasto público, cuja média é de 8,0% do PIB.