SES apresenta panorama do sarampo para gestores municipais

publicado: 09/09/2019 16h38, última modificação: 09/09/2019 16h38
Fotos: Ricardo Puppe
ses panorama do sarampo para gestores municipais Cosems foto Ricardo Puppe 3.jpg
ses panorama do sarampo para gestores municipais Cosems foto Ricardo Puppe 1.jpg
ses panorama do sarampo para gestores municipais Cosems foto Ricardo Puppe 2.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), promoveu, na manhã desta segunda-feira (9),  uma apresentação do panorama do sarampo no Estado para secretários municipais e gestores de saúde. O encontro, que aconteceu no auditório do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), contou com a participação de mais de 60 profissionais.

Na oportunidade, a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, falou sobre a situação do sarampo na Paraíba e, em âmbito geral, no Brasil. Ela explicou que o alerta de complicações da doença vale, principalmente, para bebês e crianças com deficiência de vitamina A, desnutridos, gestantes, imunodeprimidos e adultos jovens entre 20 e 29 anos.

“Todos os casos são prioridade para a Paraíba. A ideia é que todos os municípios estejam com a vigilância ativa com os casos suspeitos e que notifiquem imediatamente, mesmo que esses casos sejam descartados depois”, informou Talita.

A gerente executiva reforçou também a importância da vacinação dos públicos prioritários contra o sarampo. As campanhas de atualização das cadernetas serão divididas em etapas, em virtude da alta produção dos insumos. “A autoridade de saúde precisa entender que a meta do Ministério da Saúde, neste momento, é diminuir as complicações e os óbitos em crianças menores de cinco anos de idade porque elas são mais suscetíveis às complicações e óbitos por causa da doença. Posteriormente, terão outras fases de vacinação previstas para novembro deste ano e fevereiro de 2020”, explicou.

Talita falou ainda sobre a importância da divulgação das ações, inclusive com o apoio da mídia. “As rádios, a partir de hoje, vão veicular um spot com um chamamento aos pais e responsáveis para vacinarem suas crianças e, assim, manter a Paraíba livre do sarampo”, disse.

A explanação sobre a situação do sarampo no Estado fez parte da pauta da 5ª Assembleia Geral Ordinária do Cosems-PB, que abordou outros temas como monitoramento de cirurgias eletivas, mamografias na Paraíba, aquisição de câmaras refrigeradas para as salas de imunização nos municípios.

Dados - Na Paraíba, até o dia 4 de setembro, foram realizadas 83 notificações suspeitas de sarampo, destas, 29 foram descartadas, ficando 54 em investigação, das quais 20 com a primeira amostra IgM reagente ou indeterminada.

“O Estado de Pernambuco, nosso vizinho, teve 12 casos confirmados. Também por este motivo o alerta de vigilância para o nosso Estado. Até o momento, a Paraíba atingiu 86,17% de cobertura vacinal, o alerta para os gestores é intensificar essa vacinação e fazer uma busca ativa do público-alvo”, apontou Talita Tavares.

Notificação - A notificação do caso suspeito de sarampo é obrigatória, devendo ser feita até 24 horas.

“Todos os casos suspeitos de sarampo devem ser notificados e comunicados à SES. Para facilitar, disponibilizamos um canal gratuito para ligações por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, o contato pode ser feito gratuitamente pelo 0800 281 0023”, reforçou a gerente executiva.